Alferes Pereira reeleito presidente da Associação Empresarial da Feira

Após um primeiro mandato em que se destacou o grande aumento do número de associados da instituição, Alferes Pereira foi reconduzido para um segundo triénio como presidente da direção da AEF – Associação Empresarial da Feira. Até 2027, a aposta é na recuperação da sustentabilidade financeira da estrutura e no desenvolvimento de projetos de formação na ordem dos cinco milhões de euros.
Alferes Pereira foi reconduzido como presidente da AEF – Associação Empresarial do Concelho de Santa Maria da Feira. Depois de ter triplicado o número de associados desse organismo da Área Metropolitana do Porto num único mandato, já que os membros inscritos nessa estrutura em outubro de 2021 eram cerca de 300 e em dezembro de 2024 chegavam quase aos mil, o porta-voz do tecido empresarial do referido município do distrito de Aveiro está agora apostado em recuperar a sustentabilidade financeira da AEF, em consolidar as iniciativas com que a instituição se destacou no último triénio, e em concretizar projetos de financiamento comunitário na ordem dos cinco milhões de euros.
“Vai ser um mandato de muito trabalho e com metas muito bem definidas“, anuncia Alferes Pereira. “Queremos deixar a associação com melhor saúde financeira, que lhe garanta fundos de reserva para lidar com imprevistos e com os inconvenientes causados por constantes atrasos nas transferências do Estado, e queremos avançar com projetos de formação e capacitação das nossas empresas, para o que temos cerca de cinco milhões de euros em fundos comunitários já aprovados“, realça.
Entre as diversas iniciativas promovidas durante os seus três anos de gestão, o presidente da AEF destaca seis: os desfiles ModaFeira, o salão automóvel MotorFeira, o certame imobiliário HabitaFeira, a Gala Empresarial AEF, os mercados MercaFeira e as Conferências do Conhecimento. A agenda da associação integrou ainda visitas empresariais, ações de promoção da oferta de restauração local e eventos de caráter lúdico e cultural como concertos e sunset parties.
O futuro passa por dar continuidade a essa dinâmica e por lhe acrescentar “uma grande componente de formação financiada, relacionada não apenas com conteúdos ditos tradicionais, como legislação fiscal ou higiene e segurança no trabalho, mas também com programas formativos concebidos à medida para satisfazer as necessidades das empresas da região em termos de competências profissionais e a novas exigências de competitividade“.
Para concretizar essas ambições, a AEF conta também com três vice-presidentes na direção: Céu Nunes, diretora do gabinete de contabilidade MCN; Paulo Prata Santos, proprietário das empresas veterinárias “Planeta com Garra” e “Patas e Garras”; e Luís Sargo, das consultoras de gestão e fiscalidade Absolute Empathy e LRS Consulting.
Já na Mesa da Assembleia Geral, a presidência cabe a Ana Oliveira, que, sendo a empresária detentora da loja Tapeçarias Ambiência, será coadjuvada no cargo pela agora vice-presidente Joana Neves, diretora da associação educacional Castelo Dourado.
O Conselho Fiscal, por sua vez, será presidido por Joaquim Bernardes, da empresa de reutilização de peças automóveis Manaiacar.
No mandato que agora começa, os três órgãos sociais da AEF – num total de 19 elementos, incluindo vogais e suplentes – integram assim personalidades de várias outras empresas da região de Santa Maria da Feira, compondo um leque de dirigentes que representa desde marcas de ótica e vestuário do comércio tradicional até clubes desportivos e produções agrícolas.
“O objetivo era reunir na nova equipa diversos setores de atividade”, reconhece Alferes Pereira. “É dessa forma que se assegura o diálogo entre diferentes sensibilidades empresariais e que se garante um escrutínio mais informado às questões com que a AEF se depara no seu quotidiano“, conclui o presidente da associação.