Clube de Jazz nasce em Milheirós de Poiares para “levar o jazz a todos os cantos do concelho”

Divulgar o jazz no concelho de Santa Maria da Feira e arredores é a principal missão do Clube de Jazz de Milheirós de Poiares, que esta sexta-feira leva ao palco do Centro Cultural de Milheirós de Poiares o Combo de Jazz da Escola Profissional de Música de Espinho. O concerto é o pontapé de saída do Mil Jazz, uma iniciativa que promete realizar outros espetáculos ao longo de 2025.
A ideia do Clube de Jazz nasceu há cerca de quatro anos em Milheirós de Poiares, “de um grupo de pessoas que olhou para o panorama cultural do concelho e verificou que não havia oferta” cultural neste estilo musical, explica Paulo Alves, presidente da Associação Abraçar Milheirós de Poiares, em entrevista à Rádio Sintonia. A pandemia da Covid-19, no entanto, atrasou os planos no arranque deste projeto. A Associação Abraçar, com trabalho feito no plano cultural, coordena também a Orquestra Milheiroense que, durante o período pandémico se viu “um pouco desmembrada“. “Não fazia sentido trabalhar já a oferta do jazz, tivemos que reorganizar primeiro a orquestra“, acrescenta Paulo Alves.
Em maio de 2024, o Clube de Jazz de Milheirós de Poiares reuniu todas as condições para avançar, sendo formado por um grupo de 12 pessoas que quer promover e divulgar este género musical no concelho e na região. “O nosso objetivo é principalmente divulgar o jazz e outras músicas que sejam desconhecidas ou pouco conhecidas e criar novos públicos“, realça Paulo Alves.
“É um projeto bonito, é um projeto para levar o jazz a todo o concelho“
Inicialmente, o Clube de Jazz funcionará com parcerias com escolas e formações musicais que estejam dispostas a colaborar. É daí que nasce o concerto que aterra esta sexta-feira, 17 de janeiro, no Centro Cultural de Milheirós de Poiares. O Combo de Jazz da Escola Profissional de Música de Espinho protagoniza um espetáculo com entrada livre, comentado pelo professor Paulo Perfeito e com direção artística de Eduardo Cardinho. O concerto, agendado para as 21h, representa também o arranque do Mil Jazz. “O Mil Jazz será a etiqueta de todos os espetáculos deste género“, afirma Paulo Alves. “É um projeto bonito, é um projeto para levar o jazz a todo o concelho“, acrescenta o responsável.
Num panorama em que o jazz tem pouca visibilidade, Paulo Alves aponta que o percurso do clube tem sido “uma aventura“, com o projeto a apostar na divulgação junto da comunicação social local e a criar redes próprias para se dar a conhecer. O primeiro evento organizado pelo clube, em 2024, tem saldo positivo, uma homenagem a Luís Villas-Boas através da apresentação do livro da autoria de João Moreira dos Santos “Luís Villas-Boas – O Pai do Jazz em Portugal”. “Era só uma palestra e conseguimos reunir cerca de 30 pessoas no Café Concerto“, afirma, satisfeito. Quanto ao concerto agendado para esta sexta-feira, o Clube de Jazz espera público vindo de outros territórios. “Embora possa nem ter muito público de Milheirós de Poiares, acreditamos que vamos ter pessoas de fora da freguesia. Por exemplo, em S. João da Madeira, quando se faz algo sobre jazz, a Casa da Criatividade enche. Portanto, é natural que o público nuclear não seja de Milheirós de Poiares, mas sim dos arredores. Não temos a ilusão de ter a casa cheia, mas numa sala que alberga 200 pessoas, achamos que vamos conseguir meia casa e isso será um bom pontapé de saída para nós“, sublinha.
Até ao final de 2025, o Clube de Jazz espera realizar “mais três ou quatro eventos, pelo menos” com o carimbo Mil Jazz, adianta Paulo Alves, que afirma que as iniciativas podem também migrar para outros pontos do concelho ou até territórios vizinhos. “É nosso interesse poder levar o jazz desde Milheirós de Poiares a todos os cantos do concelho“, assegura o responsável, que adianta que nos planos do Clube de Jazz, no futuro próximo, está também a formação de músicos para que o clube tenha uma formação própria.