Homem detido por caça com meios ilegais em Santa Maria da Feira
GNR surpreendeu homem de 63 anos a caçar aves recorrendo a meios proibidos, concretamente através do uso de várias armadilhas. Foram apreendidas quatro gaiolas com alçapão e 23 aves, que foram entregues ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para observação e posterior libertação ao seu habitat natural.
A GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Santa Maria da Feira, deteve esta terça-feira, 26 de novembro, um homem de 63 anos por caça com meios não autorizados no concelho de Santa Maria da Feira.
Durante uma ação de patrulhamento, explica a GNR em comunicado, “foi detetado que, no exterior de uma habitação, um homem se encontrava a caçar aves recorrendo a meios proibidos, concretamente através do uso de várias armadilhas, vulgarmente conhecidas como gaiolas com alçapão“. Na sequência da ação policial foram apreendidas quatro gaiolas com alçapão e 23 aves. Os espécimes foram resgatados e entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para observação e posterior libertação ao seu habitat natural.
O homem foi detido e constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.
A GNR relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.