Fora dos Eixos regressa com mestres mundiais de teatro de sombras e manipulação de marionetas
O Fora dos Eixos – Festival Internacional de Marionetas de Santa Maria da Feira está de regresso a Milheirós de Poiares, entre 19 e 22 de setembro, apresentando uma programação eclética, desenhada para diferentes públicos, ancorada na tradição bonecreira do teatro de marionetas.
Durante três dias, dez companhias nacionais e internacionais apresentam-se ao público no Centro Cultural de Milheirós de Poiares (foyer e auditório) e no Parque de Lazer do Outeiro, onde será realizado um piquenique comunitário, aberto a todos os interessados.
É a primeira vez que o Fora dos Eixos acolhe uma companhia insular de teatro de marionetas, vinda da Madeira – a Ahau Marionetas, especialista em marionetas de manipulação direta, que traz consigo “O Comboio Mágico” – numa edição que celebra a liberdade, a diversidade e a interculturalidade com dez coletivos nacionais e internacionais, num total de 22 artistas oriundos de Portugal, Espanha, Chile e Inglaterra.
O teatro de marionetas de fios “Periplo Varieté”, de Periplo Marionetas, mestres em manipulação e construção de figuras quase reais, e a performance “My Shadow and Me”, de Drew Colby, um dos mais galardoados artistas de teatro de sombras do mundo, são duas marcas da programação desta edição do festival.
O Fora dos Eixos integra ainda uma exposição das Marionetas do Porto, centrada em dois espetáculos da obra de João Paulo Seara Cardoso (“Cinderela” e “Make Love Not War”), e apresenta “Alfredo, o Colecionador de Borboletas”, da S.A. Marionetas, referência nacional em certames europeus congéneres, e as “Novas Histórias de Dom Roberto” pela conceituada companhia Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva.
Em ano de celebração dos 50 anos do 25 de Abril, a liberdade encontra-se representada na criatividade e identidade de várias propostas, com histórias de pensamentos livres e audazes, como “Maria Liberdade”, de Trulé, uma alegoria e uma celebração da liberdade de Abril, ou “Dó, Ré, Mi, Mozart Xoga Aquí”, a história do espírito criativo e indomável de Mozart apresentada pelos espanhóis Títeres Cachirulo.
Com os dois primeiros dias dedicados ao público escolar, esta será uma edição festiva, de celebração com as comunidades. Pela primeira vez, o Fora dos Eixos promove um piquenique comunitário, no Parque de Lazer do Outeiro, uma arruada e parada com gigantones e bombos, para além de miniconcertos da tocadora de concertina Patrícia Pereira.
A participação na oficina de marionetas de luva será um momento privilegiado de partilha de conhecimento e cumplicidades entre os artistas e o público famílias, onde simples meias coloridas vão ganhar vida e converter-se em personagens únicas.
Todos os momentos do festival Fora dos Eixos são de acesso gratuito, exceto o espetáculo de sábado à noite, protagonizado pelo mestre mundial de teatro de sombras Drew Colby, que apresenta um custo simbólico de 5 euros, valor que beneficia de descontos ao abrigo da nova política de acesso ao património e à cultura de Santa Maria da Feira.
Com direção artística de Rui Sousa, o Fora dos Eixos é organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em colaboração com a Junta de Freguesia de Milheirós de Poiares.