57 associações desportivas apoiadas com 800 mil euros

57 associações desportivas apoiadas com 800 mil euros

 

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira entregou 154 contratos-programa de desenvolvimento desportivo a 57 associações do concelho, ao abrigo do Programa de Apoio ao Desporto (PAD), num montante global que ronda os 800 mil euros.

As verbas atribuídas e aprovadas em reunião camarária destinam-se a apoiar a inscrição de praticantes e arbitragens; atividades regulares e pontuais; aquisição de materiais não individuais; manutenção de campos de jogos de relva natural; manutenção de campos de relva sintética destinados à prática de futebol de 11; manutenção de pavilhões gimnodesportivos; e apoio ao apetrechamento de equipamentos de desfibrilhação automática externa.

Ainda este ano, a Autarquia vai abrir candidaturas para apoio à participação desportiva dos cidadãos com deficiência ou incapacidade; cedência de espaços desportivos; e construção, modernização e requalificação de equipamentos desportivos ou infraestruturas de apoio.

Na sessão de entrega dos contratos-programa às associações desportivas, realizada a 15 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o vereador do Pelouro do Desporto, Mário Jorge Reis, elencou todas as medidas do PAD aprovadas pelo executivo municipal e os montantes atribuídos às candidaturas validadas, sublinhando que 2024 é “um ano forte” em matéria de desporto no concelho.

A encerrar o encontro, o presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, vincou que “o desporto é estratégico para o nosso território, em particular a formação desportiva dos nossos jovens, e queremos ser uma referência nesta área”, lembrando que, desde 2021, o Município já investiu cerca de 4 milhões de euros em apoios diretos às associações desportivas.

Amadeu Albergaria agradeceu o empenho das associações desportivas, juntas de freguesia e demais entidades locais presentes, frisando o contributo de todos para o desenvolvimento e dinamismo do concelho. “Estou perante pessoas importantes da nossa comunidade, líderes que fazem um importantíssimo trabalho num grande território”, concluiu.

Com a aplicação das medidas de apoio do PAD, a Câmara Municipal perspetiva incrementar a prática desportiva nos escalões masculinos de formação, bem como em todos os escalões do desporto feminino; fomentar o desporto adaptado; promover a diversidade desportiva regular e pontual; proporcionar melhores condições aos atletas, ao nível de materiais de treino e recintos de jogo; criar condições de socorro nas instalações desportivas e de tratamento dos atletas; e apoiar a participação de associações desportivas em finais absolutas de competições internacionais e/ou atletas em representação das seleções nacionais.