AD elege sete deputados em Aveiro, PS cinco, Chega três e IL um

AD elege sete deputados em Aveiro, PS cinco, Chega três e IL um

A candidatura da AD, encabeçada por Emídio Sousa, ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, venceu o círculo eleitoral de Aveiro, conquistando sete deputados (35,13%). Já a lista liderada pelo secretário geral do PS, Pedro Nuno Santos, não foi além dos 27,69%, que lhe permite eleger cinco deputados. O Chega cresceu nestas eleições, passando de um para três deputados, assim como a IL, que pela primeira vez elegeu pelo distrito de Aveiro. A abstenção desceu significativamente: 66 por cento dos eleitores foram às urnas este domingo, em contraste com os 56,78% que votaram em 2022.

 

 

Quem são os deputados eleitos por Aveiro?

Aliança Democrática: Emídio Sousa, Silvério Regalado, Ângela Almeida, Salvador Malheiro, Almiro Moreira, Paula Cardoso e Paulo Cavaleiro.

Partido Socialista: Pedro Nuno Santos, Cláudia Santos, Carlos Neto Brandão, Hugo Matos Oliveira e Susana Correia

Chega: Jorge Galveias, Maria José Gomes de Aguiar e Armando Silva Grave

Iniciativa Liberal: Mário Amorim Lopes

 

AD vence em Santa Maria da Feira

Em Santa Maria da Feira, vitória da AD por 32,65% face aos 30,65% amealhados pelo PS. O Chega é a terceira força política, com 16,46% e a IL surge em quarto lugar, com 5,48%. Seguem-se BE (4,28%), Livre (2,12%), PAN (1,95%) , PCP-PEV (1,28%) e ADN (1,21%). A abstenção foi de 31,36%, uma descida significativa face aos 40,7% registados em 2022.

No que toca às freguesias do concelho, a AD venceu na União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, na União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, na União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, Rio Meão, Argoncilhe, Nogueira da Regedoura, Romariz, Fornos, Santa Maria de Lamas e Sanguedo.

Já o PS venceu na União de Freguesias de S. Miguel de Souto e Mosteirô, na União de Freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros, Lourosa, Arrifana, Milheirós de Poiares, Mozelos, Escapães, S. João de Ver, Fiães e S. Paio de Oleiros.

 

 

Pode consultar todos os resultados aqui: https://www.legislativas2024.mai.gov.pt/resultados/