939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Novembro 21, 2024
AtualidadeDesportoDestaquesNoticiáriosRegistos

Santiago Mesa vestiu a camisola amarela no Grande Prémio Anicolor

22visualizações
ABTF Betão-Feirense com missão cumprida no Grande Prémio Anicolor. Foto: João Fonseca

A ABTF Betão-Feirense apresentou-se na 7ª edição do Grande Prémio Anicolor com um forte objetivo: vencer a primeira chegada ao sprint com o seu homem mais forte em velocidade, Santi Mesa. O colombiano não falhou à chamada, correspondeu ao trabalho realizado pelos companheiros ao longo da jornada e triunfou em Águeda, subindo ao pódio para envergar a camisola amarela de líder da classificação geral.

Neste primeiro dia, onde foram pedalados 166,1 quilómetros a uma velocidade média de 46,018 km/h, a equipa esteve bastante activa na frente do pelotão vigiando a fuga, que teve o seu fim à falta de 30 quilómetros para a meta. Culminando o trabalho perfeito dos companheiros, Mesa triunfou num sprint bastante renhido e superando em cima do risco o venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados).

Partindo na liderança da prova para a segunda e derradeira etapa, a ABTF Betão-Feirense sabia que o percurso montanhoso de 145,7 quilómetros, com quatro prémios de montanha de 3ª categoria, não se adaptava às características do camisola amarela e, desta forma, colocou desde cedo um corredor na fuga do dia. Pedro Andrade somou-se aos 11 ciclistas que tomaram a frente de corrida, mas a fuga não funcionou na perfeição e os ataques sucederam-se à passagem pela segunda dificuldade montanhosa, ficando apenas dois corredores na frente e com uma margem de menos de um minuto para o pelotão. À falta de 15 quilómetros para o final, com a fuga anulada, Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) isolou-se na frente e conseguiu triunfar com 19 segundos de vantagem para o grupo perseguidor, onde chegou Ivo Pinheiro no 8º lugar, fechando em 9º na classificação geral.

O campeão nacional sub-23 Afonso Eulálio realizou a etapa inaugural em prol da equipa e no segundo dia pedalou apenas alguns quilómetros da jornada, com vista a encarar a competição que irá realizar com a Selecção Nacional entre 24 e 28 de Maio, o GP das Nações, prova que decorre em três países, Hungria, Eslováquia e Polónia, e que é pontuável para a Taça das Nações.

Vínhamos com o objetivo claro de conseguir a vitória na primeira etapa e conseguimos com Santiago Mesa. Serviu como um prémio que a equipa lhe quis dar, porque ele já poderia ter três a quatro vitórias em etapas e, por algum motivo, acabou sempre por ser afastado dessa possibilidade de vitória em algumas chegadas ao sprint. Na segunda etapa tivemos um dia diferente, um dia em que demos alguma liberdade aos nossos corredores para poderem estar entre os melhores. O Ivo Pinheiro aproveitou essa oportunidade, esteve na frente e entre os primeiros uma vez mais. Agora vamos desfrutar da vitória do primeiro dia e pensar na próxima competição, que é o GP Beiras e Serra da Estrela“, realçou o diretor desportivo da equipa, Joaquim Andrade.

Leave a Response