Final Nacional do F1 in Schools está de volta e o Europarque é o anfitrião do evento

Final Nacional do F1 in Schools está de volta e o Europarque é o anfitrião do evento

Nos dias 24 e 25 de maio, os finalistas desta competição vão reunir-se no Europarque, em Santa Maria da Feira, para disputar o 1º lugar. A maior prova STEM (Science, Technology, Engineering, Maths) à escala mundial desafia os participantes a projetar e fabricar carros de F1 em miniatura, competindo entre si pela vitória numa corrida em pista de 20 metros e que pode atingir os 80 km/h.

As 21 equipas de todo o país, que têm entre 3 e 6 alunos, contam com o acompanhamento de um professor e trabalham inúmeras áreas como a aerodinâmica, o design, a prototipagem, o trabalho de equipa, o tempo de reação do piloto, o planeamento, a apresentação oral, o controlo dimensional, entre outros.

O principal objetivo desta iniciativa passa por motivar e atrair os estudantes para que estes vejam na indústria e na engenharia uma oportunidade de futuro profissional, permitindo-lhes durante todo o processo pensar, explorar e visualizar as suas ideias.

O evento que contará com a presença de Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia, acolhe assim jovens até aos 18 anos e pretende ser um espaço de partilha de conhecimento, sem esquecer o espírito de competição.

O concurso internacional está integrado no projeto Pense Indústria i4.0, desenvolvido pelos sete Centros Tecnológicos de Portugal e co-financiado pelo COMPETE 2020 e pelo Fundo Social Europeu, e para além da corrida são também avaliados outros parâmetros como o marketing, a engenharia, o desenho e a modelação 3D.

A equipa que se sagrar vencedora irá assim juntar-se à K-Impetus, a equipa da Escola Secundária de Ponte de Lima que conquistou o 1º lugar do pódio em 2022, e garante assim o seu lugar na Final Mundial que irá decorrer em Singapura durante o mês de setembro.