Partiu Mário Silva, ciclista que venceu a Volta a Portugal em 1961

Partiu Mário Silva, ciclista que venceu a Volta a Portugal em 1961

Mário Silva recebeu homenagem das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira

Mário Silva, natural de Caldas de S. Jorge e vencedor da Volta a Portugal em 1961, partiu esta quarta-feira aos 83 anos de idade. O ciclista foi recentemente homenageado pelo CD Feirense, por ser um dos seis atletas de Santa Maria da Feira a conquistar a prova rainha do ciclismo português.

Foto: Direitos Reservados

Nascido a 5 de outubro de 1939, Mário Silva venceu a Volta a Portugal em Bicicleta em 1961, isto depois de ter representado Portugal nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e antes de ter participado na Volta a França do futuro (Sub-23), entre 1962 e 1964.

“O velocista iniciou a carreira de azul e branco em 1959 e, dois anos depois conquistou a Volta a Portugal, prova em que as adversidades foram constantes”, recorda o FC Porto numa nota onde evoca a carreira desportiva do ciclista. “Após estabelecer um novo recorde de velocidade média (36,755 km/h), aventurou-se no Tour, participou em várias edições da Vuelta e terminou a carreira em 1970 com cinco vitórias em campeonatos nacionais por equipas“, escreve ainda o emblema azul e branco.

O antigo corredor foi recentemente homenageado pelo CD Feirense. Na cerimónia onde o clube fogaceiro deu a conhecer a equipa para a temporada 2023, realizada a 3 de fevereiro no Europarque, houve espaço para agraciar e reconhecer os seis ciclistas de Santa Maria da Feira que conquistaram a prova rainha do ciclismo português. Mário Silva recebeu a homenagem das mãos de Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O FC Porto já apresentou sentidas condolências à família enlutada, recordando o “lendário” que venceu a Volta em 1961. A Rádio Sintonia endereça também sentidas condolências.