Fiães vence dérbi e mantém-se no trio da frente, Lobão e Espinho não desarmam e decisões ficam para a última jornada

Fiães vence dérbi e mantém-se no trio da frente, Lobão e Espinho não desarmam e decisões ficam para a última jornada

Ficou adiada para a última jornada da primeira fase do SABSEG a decisão de quem vai ocupar as duas vagas que sobram na zona norte e que dão acesso à fase da subida. No Estádio Comendador Henrique Amorim, o Fiães operou a cambalhota no marcador e impôs a primeira derrota caseira ao União de Lamas, mantendo-se no terceiro posto da classificação. Lobão e Espinho também venceram, respetivamente, S. Vicente de Pereira e Paivense, e mantêm-se em igualdade pontual no quarto lugar. Na reta final desta etapa da competição, há “luta titânica” entre três candidatos para as duas vagas que restam e que garantem automaticamente a manutenção no principal escalão do futebol aveirense.

No dérbi à moda de Santa Maria da Feira, Zé António adiantou o União de Lamas no marcador, à passagem do minuto 19. Janico viria a repor a igualdade ainda na primeira parte e os restantes golos só chegariam na etapa complementar do duelo. Aranha, aos 73′, voltou a colocar a turma comandada por Fábio Pais em vantagem, mas Anderson Dede restabeleceu o empate aos 88 minutos. Um minuto depois, o goleador Mário resolveu o encontro, apontando o tento do triunfo fianense. Com este resultado (2-3), o Fiães mantém o terceiro posto na classificação e soma agora 33 pontos.

Na próxima jornada, a turma fianense recebe o Espinho no Estádio do Bolhão, que também venceu na receção ao Paivense. Os comandados de Fábio Paquete golearam a equipa de Castelo de Paiva. Os golos de Wilson Rodrigues, Mateus e Guga construíram a vitória dos tigres da Costa Verde, que viajam até ao estádio do Bolhão no próximo domingo para a jornada decisiva.

O Lobão também não tirou o pé do acelerador e assegurou os três pontos em casa. Após a derrota por 1-3 às mãos do Fiães, os comandados de Miguel Oliveira deram resposta pronta com um triunfo folgado por 4-1 frente ao S. Vicente de Pereira, com hat-trick de Everton e golo de Douglas Paula. Com este resultado, a turma lobonense mantêm-se em igualdade pontual com o Espinho, com 32 pontos, e só no próximo domingo saberá se fará parte do lote dos quatro primeiros. Na derradeira jornada desta primeira fase, o Lobão visita o Mansores.

O repórter Bernardino Silva acompanhou o duelo entre Lobão e S. Vicente de Pereira e no final ouviu os protagonistas.

Miguel Oliveira, técnico do Lobão
Mário Marques, técnico do S. Vicente de Pereira

Ainda na zona norte do SABSEG, a Florgrade venceu, pela margem mínima, o Mansores, e aproveitou o desaire do União de Lamas para igualar o líder na tabela classificativa. O Canedo, por sua vez, na receção ao Cesarense, não foi além do nulo. A turma comandada por Ricardo Nascimento ocupa o sexto lugar, com 23 pontos amealhados.

Na zona sul, Estarreja, Fermentelos e Ovarense já asseguraram a presença na fase da subida da competição. A vaga restante será disputada na última jornada por Águeda (25 pontos) e Pampilhosa (24 pontos).