Amaro Antunes anuncia fim da carreira e já não vai pedalar de castelo ao peito esta temporada
Era um dos reforços sonantes da ABTF Betão Feirense esta temporada, mas já não vai pedalar de castelo ao peito. Aos 32 anos de idade, o ciclista que venceu por três vezes a Volta a Portugal em Bicicleta anunciou o fim da carreira desportiva.
Amaro Antunes anunciou esta segunda-feira o ponto final na carreira enquanto ciclista. Num comunicado enviado à Lusa, o corredor justifica a decisão com a perda de motivação e gosto pelo treino. Entretanto, a ABTF Betão Feirense já emitiu um comunicado onde anuncia que o ciclista “não fará parte da equipa na temporada de 2023. O contrato foi rescindido por mútuo acordo, tendo a equipa seguido a vontade expressa pelo ciclista em pôr termo à sua carreira profissional. A ABTF Betão-Feirense deseja a Amaro Antunes os maiores sucessos pessoais e profissionais”, explica o emblema fogaceiro numa nota de imprensa enviada à Rádio Sintonia.
No comunicado enviado à Lusa, Amaro Antunes explica o porquê do adeus ao ciclismo. “Anuncio que decidi, após longa ponderação, deixar o ciclismo profissional, que abracei há 11 anos, com efeito imediato. Na primavera passada, o falecimento precoce da minha mãe e o processo crime ‘Prova Limpa’ […] conduziram a que perdesse toda a motivação e o gosto pelo treino, indispensáveis para enfrentar mais uma época na plenitude das minhas capacidades“, afirma o ciclista.
Amaro Antunes foi o único dos 11 ciclistas da W52-FC Porto que não foi suspenso ou constituído arguido no âmbito da operação ‘Prova Limpa’ e sublinha que o seu processo foi arquivado. Na hora do adeus, Amaro Antunes olha com “orgulho” para o percurso que realizou na modalidade. “Mesmo que a despedida não seja da forma que tinha idealizado, olho para a minha carreira com orgulho. Trabalhei no duro, com muita paixão e prazer, e conquistei resultados assinaláveis, quer em Portugal quer no escalão máximo do WorldTour“, lembra o ciclista.
Amaro Antunes era um dos nomes sonantes anunciados pela ABTF Betão Feirense para atacar a temporada 2023. O clube fogaceiro, às ordens do diretor desportivo Joaquim Andrade, contará esta época com Fábio Oliveira, Ivo Pinheiro e Francisco Pereira (que renovaram o vínculo por mais uma temporada) e reforçando-se ainda António Carvalho, Barry Miller, Santiago Mesa, Francisco Moreira, Diogo Oliveira, Afonso Eulálio e Pedro Andrade. Fica em aberto se o emblema fogaceiro vai ainda proceder a mais uma contratação para colmatar a saída inesperada de Amaro Antunes.