Cerca de 1000 aves prometem “surpreender” o público na Expo-Ave dinamizada pelo Clube Ornitológico de Rio Meão

Cerca de 1000 aves prometem “surpreender” o público na Expo-Ave dinamizada pelo Clube Ornitológico de Rio Meão

Bruno Renato e Cândido Sousa nos estúdios da Sintonia

53 expositores e cerca de mil aves vão estar presentes na Expo-Ave, uma mostra dinamizada pelo Clube Ornitológico de Rio Meão que acontece entre 18 e 20 de novembro no Pavilhão das Coletividades de Rio Meão. A organização espera que a edição de 2022 seja um “regresso à ribalta” e que atraia “um grande número de aficionados e curiosos pela ornitologia”.

Cândido Sousa, presidente do Clube Ornitológico de Rio Meão, e Bruno Renato, secretário da direção, estiveram nos estúdios da Sintonia onde falaram sobre aquela que é a principal iniciativa desenvolvida pela coletividade.

“Ornitologia: uma paixão que nasce connosco”

Cândido Sousa assumiu o cargo de presidente do Clube Ornitológico de Rio Meão em junho deste ano e explica como surge a ligação à coletividade.

Bruno Renato e a ligação ao Clube Ornitológico de Rio Meão…

Cândido Sousa destaca as atividades desenvolvidas pelo Clube Ornitológico de Rio Meão ao longo do ano, entre elas a Expo-Ave.

“Ornitologia: uma paixão que nasce connosco”.

Expo-Ave 2022 espera atrair “um grande número de aficionados e curiosos da ornitologia”

O Clube Ornitológico de Rio Meão nasceu em abril de 1999, com o intuito de realizar uma exposição de aves, esclarece o presidente.

A Expo-Ave arranca esta sexta-feira e prolonga-se até domingo. Cerca de 1000 aves já estão ao cuidado do Clube Ornitológico de Rio Meão desde o fim de semana passado.

A preparação para este evento começa com bastante antecedência, explica Bruno Renato.

Além de estarem expostas durante três dias, as aves competem em diferentes categorias. Este ano, a organização criou novos prémios. As aves são avaliadas através de um julgamento, que já foi realizado no fim de semana passado, explica Cândido Sousa, que destaca ainda a variedade de aves presentes na exposição.

No certame marcam presença expositores do concelho, mas não só. Há criadores de Ovar, Aveiro, Porto, Gaia ou Gondomar, enumera Cândido Sousa.

Para que o evento seja um sucesso, as parcerias são fundamentais, sublinha Bruno Renato.

A Expo-Ave abre esta sexta-feira, pelas 19h. O certame prolonga-se até domingo.

A Expo-Ave é um evento que atrai muitos curiosos, salienta o presidente. “As pessoas vão, gostam e ficam muito admiradas porque temos aves que não são comuns“, aponta.

Quais as expectativas para esta edição, após o interregno, em 2020, e uma edição que, no ano passado, ainda decorreu com algumas condicionantes? “Queremos voltar à ribalta, voltar a ter muita gente a ver a exposição. Não baixámos o número de expositores e de aves, queremos divulgar o evento ao máximo e ter um grande número de aficionados e curiosos“, afirma Cândido Sousa.

O Clube Ornitológico de Rio Meão tem prestado um apoio fundamental aos associados desde as alterações na legislação, em 2018, como explica Cândido Sousa.

O jantar de entrega de prémios, agendado para sábado à noite, será um momento especial de convívio e partilha.

Melhorias na sede entre as prioridades do Clube Ornitológico de Rio Meão

A nova direção do Clube Ornitológico de Rio Meão tomou posse em junho deste ano e assumiu algumas prioridades. Além da realização da Expo-Ave em 2022 e 2023, os novos órgãos sociais querem dinamizar e divulgar mais a coletividade, continuar a apoiar os associados, mas também realizar obras de melhoramentos na sede.

E o que dizer sobre o futuro? “Temos a perspetiva de uma coletividade sólida, estamos a construir bons alicerces e temos uma equipa fantástica“, responde o presidente.

A pandemia da Covid-19 também trouxe dificuldades ao Clube Ornitológico de Rio Meão…

A subida dos preços também se sente na ornitologia. Cândido Sousa salienta que os custos com a alimentação e tratamento das aves aumentou substancialmente.

Cândido Sousa salienta que há jovens interessados em tornarem-se associados e enveredarem pela ornitologia.

A Expo-Ave acontece entre esta sexta-feira e domingo. Bruno Renato e Cândido Sousa deixam o convite a todos para que apareçam no Pavilhão das Coletividades de Rio Meão.

Pode ouvir a entrevista com o Clube Ornitológico de Rio Meão na íntegra aqui.

Expo Ave – Clube Ornitológico de Rio Meão – 16/11/2022