Dia Mundial da Terapia Ocupacional: “É uma área da saúde muito importante e com um impacto visível na vida dos doentes”

Dia Mundial da Terapia Ocupacional: “É uma área da saúde muito importante e com um impacto visível na vida dos doentes”

Estefânia Larez, Carla Oliveira, Rafael Martins, Catarina Aguiar Branco e Ana Cristina Lopes nos estúdios da Sintonia

No dia 27 de outubro, a Rádio Sintonia celebrou o Dia Mundial da Terapia Ocupacional com uma entrevista com profissionais de saúde do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga que procurou responder a várias perguntas. Afinal, o que é a terapia ocupacional? Quais os benefícios para o doente? Em que áreas da medicina atua? Que trabalho tem sido desenvolvido pelo CHEDV? Quais os desafios?

Estefânia Larez, terapeuta ocupacional do serviço de psiquiatria do CHEDV (Hospital de Dia), Carla Oliveira, terapeuta ocupacional no serviço de reabilitação física e coordenadora da equipa dos terapeutas ocupacionais do CHEDV, Rafael Martins, terapeuta ocupacional no serviço de medicina física e reabilitação do CHEDV (hospital S. Sebastião), Catarina Aguiar Branco, médica fisiatra, diretora do serviço de medicina física e de reabilitação do CHEDV, e Ana Cristina Lopes, médica psiquiatra do serviço de psiquiatria do CHEDV, estiveram nos estúdios da Rádio Sintonia e salientaram a importância da terapia ocupacional no tratamento e melhoria da qualidade de vida dos doentes, mas também a importância desta área da saúde para as pessoas em geral numa lógica de prevenção e de promoção do bem-estar.

O podcast na íntegra está disponível aqui.

Dia Mundial da Terapia Ocupacional: 27/10/2022

“Tentamos perceber quais as atividades da vida da pessoa que estão afetadas e procuramos que volte à sua potencialidade máxima”

Que relevância assume o Dia Mundial da Terapia Ocupacional? Catarina Aguiar Branco afirma que a terapia ocupacional “é uma área da saúde muito importante e ainda hoje desconhecida de bastantes pessoas, não só do ponto de vista das sociedade civil, mas também da comunidade dos profissionais de saúde“. A diretora do serviço de Medicina Física e Reabilitação do CHEDV realça que a terapia ocupacional tem “uma longa história” e que é crucial pelo impacto que tem na vida dos doentes.

O que é a terapia ocupacional? O terapeuta ocupacional Rafael Martins responde: “Tentamos perceber quais as atividades da vida da pessoa que estão afetadas e procuramos, através da reabilitação ou da compensação, que volte à sua potencialidade máxima“.

Que acompanhamento é dado ao doente no Serviço de Medicina Física e Reabilitação do CHEDV? Catarina Aguiar Branco esclarece.

Como é que a terapia ocupacional é aplicada na área da psiquiatria? Estefânia Larez e Ana Cristina Lopes respondem.

Carla Oliveira, coordenadora dos terapeutas ocupacionais do CHEDV, partilha histórias de como a terapia ocupacional tem ajudado a mudar a vida dos doentes.

Rafael Martins também partilha experiências.

A terapia ocupacional aplicada na área da geriatria…

Terapeutas ocupacionais recorrem a uma “intervenção personalizada e adaptada às necessidades de cada doente“, salienta Ana Cristina Lopes. Catarina Aguiar Branco salienta o papel dos familiares e dos cuidadores informais na reabilitação do doente.

CHEDV conta com terapeutas ocupacionais nas três unidades, sublinha Carla Oliveira.

Na área da reabilitação, “é importante dosear expectativas“.

Os impactos da pandemia da Covid-19.

Os desafios da profissão…