Santa Maria de Lamas assinala aniversário com inauguração de obras de requalificação

Santa Maria de Lamas assinala aniversário com inauguração de obras de requalificação

A Praceta Rosa Amorim e as ruas do Brejo e da Salgueirinha, em Santa Maria de Lamas, que foram alvo de profundas obras de requalificação, vão ser inauguradas no próximo domingo, dia 25 de setembro, pelas 12h15, no âmbito do programa de comemorações do 37º aniversário de elevação a vila. O momento será ainda marcado pela apresentação do projeto de construção da Ciclovia Lamas – Lourosa e do projeto de arquitetura paisagística da icónica ‘Rotunda do Broquista’.

A Praceta Rosa Amorim, que se apresentava em mau estado de conservação, é hoje um espaço urbano mais atrativo e acolhedor, mais verde, mais inclusivo e mais proveitoso para a população, em particular para os utilizadores dos equipamentos e serviços mais próximos, como a Associação Bem-Estar de Santa Maria de Lamas (que inclui a Estrutura Residencial para Idosos António Ferreira Amorim), Junta de Freguesia, Casa do Povo e Patronato de São José. Com um investimento global de cerca de 146 mil euros, esta obra integra o programa de revitalização dos centros urbanos que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem em curso por todo o concelho.

Também a Rua do Brejo e a Rua da Salgueirinha, próximas do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, foram integralmente requalificadas pelo Município, apresentando hoje melhores condições de circulação e acesso, quer automóvel quer pedonal, mais zonas de estacionamento devidamente sinalizadas, passeios reconstruídos e pavimento totalmente renovado. O investimento global desta empreitada ultrapassa os 276 mil euros.

De olhos postos no futuro, a Câmara Municipal prevê iniciar, dentro de aproximadamente seis meses, a empreitada de construção da Ciclovia Lamas – Lourosa, num troço de cerca de 3,1 km, que integra o projeto global de ligação da sede do concelho a S. João de Ver, Rio Meão, Santa Maria de Lamas e Lourosa através de ciclovia partilhada (bicicleta ou similar e peões), visando incentivar a mobilidade sustentável. O troço Lamas – Lourosa é uma peça fundamental para esta ligação aos dois eixos principais do concelho, contemplando a requalificação de parte da Avenida de Lourosa e da Rua de S. José, bem como a totalidade da Rua da Ribeirinha, num montante de investimento de cerca de 1,6 milhões de euros.

No decurso do próximo ano, o Município vai arrancar com a empreitada de requalificação da chamada ‘Rotunda do Broquista’, um dos pontos principais de entrada e circulação na vila. O projeto de arquitetura paisagística propõe continuar a homenagear a história da indústria da cortiça, apresentando uma relevante vertente sustentável, ecológica e ambiental, desenvolvida em quatro patamares: um núcleo central ligado ao sobreiro, enquadrando a icónica estátua do broquista no seu habitat natural; um prado florido para promover a sustentabilidade do espaço e atrair polinizadores às plantas campestres; uma faixa ornamental, assente na variação cromática e no verde; e uma faixa de inertes, para reduzir o impacto automóvel e promover a filtração de água. O valor de investimento previsto para esta empreitada ronda os 65 mil euros.

O vereador do Pelouro das Obras Municipais, Amadeu Albergaria, sublinha a “a relevância e o simbolismo de assinalar esta efeméride com a inauguração de duas importantes obras de regeneração urbana concluídas recentemente e o lançamento de outras duas, a concretizar brevemente, também elas com uma forte componente de requalificação, revitalização e humanização do centro urbano de Santa Maria de Lamas e uma notória preocupação com o ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida das populações”.

O programa de comemorações do 37º aniversário de elevação de Santa Maria de Lamas a vila inicia às 9h00 com uma sessão solene na Junta de Freguesia.