Equipa Jovem Autarca desafia comunidade a limpar as margens do rio Uíma no dia 6 de setembro

Equipa Jovem Autarca desafia comunidade a limpar as margens do rio Uíma no dia 6 de setembro

Equipa Jovem Autarca esteve nos estúdios da Rádio Sintonia

‘Clean Up Uíma’ é uma das três propostas que a equipa Jovem Autarca de Santa Maria da Feira está a concretizar nos meses de setembro e outubro. Os jovens que compõem a equipa estiveram esta segunda-feira nos estúdios da Rádio Sintonia e falaram sobre como tem sido participar no projeto Jovem Autarca, abordando também as três atividades que estão agora a desenvolver.

Pode ouvir a entrevista, moderada por Filipe Dias, na íntegra aqui.

Entrevista Jovem Autarca: 29/08/2022

A primeira atividade – um workshop de smothies e snacks (Healthy Break) – aconteceu esta manhã, dia 1 de setembro, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

No calendário segue-se, a 6 de setembro, uma ação de sensibilização e limpeza das margens do rio Uíma e, a 1 de outubro, um espetáculo de dança e teatro que envolve sete entidades concelhias. A iniciativa acontece entre as 9h30 e as 12h00, no Parque das Ribeiras do Uíma, é aberta a 60 participantes e conta com o envolvimento do Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal e do projeto Guardiões dos Rios, com o intuito de fomentar a consciencialização ambiental nos jovens e na população em geral. Para além da recolha do lixo, os participantes serão convidados a controlar espécies invasoras e a participar num quiz online sobre biodiversidade local. A participação está sujeita a inscrição através do link https://forms.gle/1eEhzsET7goaZaDk9.

“A-cultura-te” é o espetáculo de dança e teatro agendado para o dia 1 de outubro, às 21h30, na associação juvenil CiRAC, em Paços de Brandão, resultado de uma parceria da equipa Jovem Autarca com sete entidades concelhias que desenvolvem um trabalho contínuo com os jovens nas áreas do teatro e da dança: CiRAC (Paços de Brandão), MADE (Lourosa), Sobral Sem Parar (Mozelos), Academia Ana Monteiro (Paços de Brandão), Ninho das Artes (Santa Maria da Feira), Free Dance (Lobão), Sementinhas da Vergada (Argoncilhe). O espetáculo, que vai contar com a participação especial do comediante Vítor Sá, tem como principal objetivo promover a cultura no concelho, em particular as áreas do teatro e da dança destinadas ao público juvenil. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do auditório.

Refira-se que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira foi pioneira na dinamização do projeto Jovem Autarca que, desde 2014, dá voz aos jovens do concelho, valoriza as suas opiniões, incita a sua participação na vida local, consciencializa-os para os seus direitos e deveres, e responsabiliza-os sobre a gestão rigorosa e eficaz de um orçamento anual de 10 000 euros.

Em dezembro de 2021, Bárbara Freitas, aluna do Agrupamento de Escolas de Corga do Lobão, foi eleita Jovem Autarca com 4 714 votos de alunos das escolas do concelho, dos 11 aos 17 anos.