CiRAC cheio de dinamismo: “Damos o nosso tempo de forma gratuita à comunidade”

CiRAC cheio de dinamismo: “Damos o nosso tempo de forma gratuita à comunidade”

Filipe Dias, Nuno Reis e Marco Macedo

O CiRAC – Círculo de Recreio, Arte e cultura de Paços de Brandão é uma associação cultural e recreativa que nasceu em 1976. Atualmente, atuam nas mais diversas áreas, tais como cultura, música, teatro, recreio e comunicação. Com várias atividades a decorrer, o CiRAC veio à Rádio Sintonia falar sobre a atualidade de uma “associação que se auto financia para dar à comunidade”. Levada a cabo pelos próprios, a Semana da Pintura está a decorrer até ao próximo domingo, dia 17 de Julho, e oferece um leque alargado de atividades. Para falar sobre estes temas Nuno Reis, presidente do CiRAC, Filipe Dias, secretário geral, e Marco Macedo, mestre de pintura, foram os convidados de um programa moderado pelos jornalistas Filipa Gomes e Miguel Vidal.

“Desde aí tem sido uma loucura”

Está ligado ao Cirac há 10 anos e começou como coralista. Nuno Reis foi ainda diretor da secção de música e há um ano que abraçou o projeto da presidência.

“Somos convidados a gerir uma empresa de forma gratuita”

Desde sempre ligado à música, Filipe Dias está na direção de uma “associação que em muitos pontos se toca com uma empresa”.

Depois de um período de interregno, devido à Covid-19, Nuno Reis fez um balanço dos últimos tempos.

“Há um mudança de paradigma”

Ainda sobre a pandemia, Filipe Dias referiu que há uma diferença no comportamento geral na forma como as pessoas olham para a cultura e o desporto.

Diz a sabedoria popular que “rir é o melhor remédio”. Ciente desta realidade, o CiRAC tem implementado eventos que privilegiam o bem-estar e a comédia.

“Queremos abraçar projetos”

Sempre próximos da comunidade, a associação lançou um novo projeto, designado Desenvolve-te. Um desafio que conta com convidados que são referências nas suas áreas. Desde Jorge Coutinho, primeiro coach nacional, Tony Robbins, a Alexandre Monteiro. Mestre em Decifrar Pessoas, palestrante internacional e comentador de televisão. Também Mário Caetano, life coach, entre outros oradores como Núria Mendoza, Nélson Furtado, Paulo Moreira, Hugo Van Zeller, Ricardo Mendoza, Lerio Cunha, André Rosa e Rafael Nacif. Nomes que constam nestas palestras oferecidas ao púbico em geral.

Cartaz da próxima sessão do Desenvolve-te

Mestre de pintura, Marco Macedo traz para Paços de Brandão uma bagagem internacional. O objetivo passa por ser um guia dos alunos que fazem parte da Escola de Música do CiRAC.

À Rádio Sintonia, Marco Macedo explicou como é que se tudo se organiza para o funcionamento das aulas de música.

Através da Escola da Pintura, está a decorrer uma semana de arte aberta a toda a comunidade. A iniciativa começou no passado dia 9 de Julho e estende-se até ao próximo domingo, dia 17. Marco Macedo explicou ao auditório da Sintonia como é que vão ser as atividades.

Programação da Semana Aberta à pintura do Cirac

“A Semana da Pintura tem por base terminar uma exposição dos trabalhos realizados ao longo do ano”

Filipe Dias explicou que ao mesmo tempo que decorre a semana da pintura, irá decorrer o TRACC – Teatro de Rua e Artes Circenses.

Já nesta sexta-feira, dia 15, vai decorrer um concerto do coro do CiRAC. Nuno Reis explicou como é que tudo vai acontecer.

Filipe Dias abre o véu quanto ao cartaz oferecido no último dia da Semana da Pintura, iniciativa que mistura várias áreas.

Em jeito de nota final, Marco apelou aos ouvintes para experimentarem as aulas de pintura.

“Autofinanciar para dar à comunidade”

Na sua última intervenção, Filipe Dias falou sobre as atividades do CiRAC que vão decorrer nos próximos tempos. O secretário Geral relembrou ainda que todas as atividades são financiadas pela própria associação.

A última palavra coube ao presidente do Cirac.

Ouça o programa na íntegra aqui: 07/07/2022