15º Encontro das Coletividades está de volta a Escapães para três dias de convívio e fazendo uso “da prata da casa”

15º Encontro das Coletividades está de volta a Escapães para três dias de convívio e fazendo uso “da prata da casa”

Após dois anos de interregno devido à pandemia da Covid-19, o 15º Encontro de Coletividades de Escapães regressa para proporcionar três dias de convívio à população. O evento decorre no Parque do Eleito Local nos dias 1, 2 e 3 de julho e contará, além de muitos momentos de música e animação, com tasquinhas, exposições e artesanato.

Para a presidente da Junta de Freguesia de Escapães, Minervina Rocha, as “expectativas são muitas“, sobretudo depois de dois anos de pausa forçada devido à pandemia da Covid-19. “Sentimos que todas as pessoas estão a precisar de conviver, de sair de casa, portanto as expectativas são fortes“, realça a autarca aos microfones da Sintonia.

O certame reveste-se de especial importância para as associações, destaca Minervina Rocha, já que lhes permite “angariar fundos numa altura de algumas dificuldades“. Contudo, a presidente da Junta de Freguesia de Escapães realça que o movimento associativo está também presente para estreitar laços com a comunidade. “Não é só propriamente o valor financeiro, é também a necessidade de as associações darem qualquer coisa à comunidade escapanense, algum convívio, brincadeiras, é uma forma de estarem todos reunidos“, sublinha.

O cartaz deste ano, descreve a autarca, “é simples” devido a situação económica que se vive no país e ao aumento de custos e orçamentos. “Como é costume em Escapães, aproveitamos a prata da casa e convidamos alguns grupos com orçamentos mais económicos. Gostaríamos de apresentar um cartaz mais pomposo, só que temos de estar atentos à capacidade financeira“, alerta Minervina Rocha, desvendando o que se pode esperar da edição deste ano.

Estão reunidos todos os ingredientes chave para três dias de convívio, animação e reencontros no Parque do Eleito Local. Minervina Rocha deixa o convite, salientando que o certame será “uma oportunidade de convívio e de ver pessoas que não víamos há muito tempo”.

O certame arranca no dia 1 de julho, sexta-feira, com música ambiente proporcionada por João Ferreira. Pelas 21h30, sobe ao palco do Encontro de Coletividades o humorista João Faquire, que proporcionará à comunidade momentos de muitas gargalhadas. Ainda no primeiro dia do certame terá lugar a atuação de The Big Bottle Band – Banda de Música, pelas 22h30.

No sábado, dia 2 de julho, o Encontro de Coletividades abre as portas às 10h com música ambiente de João Ferreira. Pelas 18h, atua o JI de Santo António e a Escola de Música da ACRDE e, uma hora depois, é tempo de animar o público com o Zumba MC Fitness. Pelas 21h realiza-se o XXVI Festival de Folclore Rancho de S. Martinho e, a encerrar a noite, sobe ao palco Ivone Lameira.

O último dia do Encontro de Coletividades arranca com música ambiente de João Ferreira. Pelas 17h30 acontece a atuação do Gólgotas Juvenil – Dança, seguindo-se, às 18h30, a Entrega de Prémios por parte do Grupo de Jovens de Escapães. Meia hora depois o CD Escapães procede à entrega de medalhas e, pelas 21h, é tempo de o fado tomar conta do palco numa Noite de Fados que contará com a presença dos fadistas Maria do Céu Correia e Joaquim Albano, acompanhados na guitarra portuguesa por João Mário Grave e na guitarra clássica por Horácio Labrincha.

A 15ª edição do Encontro de Coletividades encerra às 22h, com a Tocata do Orfeão da Feira, com música popular. A Junta de Freguesia de Escapães deixa o convite a toda a população para que compareça no certame: “Esperamos pela visita de todos os Escapanenses e comunidade em geral para um excelente convívio”.