Concerto de Richie Campbell encerra Semana da Juventude ‘SMF Youth Days’

Concerto de Richie Campbell encerra Semana da Juventude ‘SMF Youth Days’

Está de regresso a Santa Maria da Feira, entre 11 e 16 de julho, a semana da juventude ‘SMF Youth Days’, evento anual que proporciona aos jovens uma preenchida semana de atividades. De segunda-feira a sábado, são mais de 80 horas de experiências de formação, capacitação e entretenimento, num cartaz com 26 atividades em oito freguesias do concelho, que encerra com um concerto de Richie Campbell, dia 16 de julho, às 22h00, no parque de lazer de Argoncilhe.

Realizada no Ano Europeu da Juventude, a quarta edição dos ‘SMF Youth Days’ dedica especial atenção à temática da Europa, desafiando os jovens a deixarem a sua marca e o seu testemunho no mural Tag You(th), que vai erguer-se na Praça Gaspar Moreira, e a assistirem ao concerto comemorativo da efeméride, protagonizado pela Partituna – Tuna Académica do Isvouga.

Ao longo da semana, os jovens poderão assistir a vários concertos e a uma sessão de comédia, participar num workshop, formação, debate, webinar, ou torneio, visitar uma exposição, acompanhar um podcast ou participar numa conversa temática.

Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a semana da juventude mantém o propósito de partilhar com os jovens e a comunidade os projetos e programas promovidos ou apoiados pelo Gabinete da Juventude. É o caso do ciclo de workshops Jovens Criativos, do concurso de fotografia e artes plásticas Free Your heART, dos projetos Jovem Autarca e Desafia-Te, do Conselho Municipal da Juventude e do programa de descentralização cultural Artes em Itinerância. Destaque para a iniciativa “Clean-up Uíma”, dinamizada pelo projeto Jovem Autarca, que contará com o envolvimento de 60 jovens do concelho numa ação de limpeza no Parque das Ribeiras do Uíma (rio e envolvente).

Ao longo de seis dias, oito freguesias do concelho (Argoncilhe, Fiães, Lobão, Lourosa, Paços de Brandão, Rio Meão, Sanguedo e Santa Maria da Feira) acolhem 26 atividades, na sua maioria de acesso gratuito, totalizando mais de 80 horas de experiências formativas, lúdicas e educativas, que vão preencher manhãs, tardes e noites de uma semana intensa e enriquecedora de programação, desenhada e implementada por jovens do concelho, em permanente colaboração com o Gabinete da Juventude.

Os ‘SMF Youth Days 2022’ contam com a parceria de associações locais (CiRAC – Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão, Juventude de Sanguedo, JAR – Juventude Atlética de Rio Meão, I9 Jovem, Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão e AMAR – Academia de Música e Artes de Rio Meão) e nacionais (Associação Portuguesa de Profissionais de Juventude e FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis), bem como do Agrupamento de Escuteiros 640 de Santa Maria da Feira.

O programa completo do evento, que encerra com o concerto de Richie Campbell, reconhecido como o primeiro fenómeno musical da internet em Portugal com sucesso à escala nacional e internacional, líder da nova geração de artistas portugueses, está acessível em www.cm-feira.pt/smf-youth-days-2022.

Foto: DR