939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Fevereiro 1, 2025
AtualidadeDesportoDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

Sintonia de Ataque: Cai o pano na Divisão de Elite “com muitos clubes históricos a descer”

31visualizações
Dinis Resende, Paulo Mendes, Zé Carlos, Carlos Silva e Miguel Avelar no programa Sintonia de Ataque

Paulo Mendes, Zé Carlos, Miguel Avelar, Dinis Resende e Carlos Silva analisam a última jornada do campeonato SABSEG, que ditou a descida do Paços de Brandão e do LAAC à 1ª Divisão Distrital. Estes clubes juntam-se a outros já despromovidos – Esmoriz, Carregosense, Cucujães, Vista Alegre, Válega, Bustelo e Avanca. O Paivense segurou, na última jornada, o 2º lugar da fase dos primeiros que vale a participação na Taça de Portugal. O título da Elite já estava entregue ao Beira-Mar, que se sagrou campeão a quatro jornadas do fim.

Zé Carlos e o projeto do Atlético Clube de Cucujães: “O projeto, desde cedo, foi alicerçado numa aposta clara na formação”, realça o técnico, que faz um balanço positivo da época, apesar da descida de divisão. “Batemo-nos sempre de frente com todos, acho que que praticámos um futebol positivo, criámos sempre dificuldades, mas são as dores de crescimento de uma equipa jovem e de um treinador jovem também, é o primeiro ano em que sou treinador e acho que isso se notou ao longo do campeonato com outras equipas com outras armas e com outra experiência”

“É pena, em ano de centenário, não conseguirmos a manutenção, mas também numa época em que desceram nove equipas acho que era muito complicado“, reflete Zé Carlos.

Paulo Mendes, que esta época comandou o Paivense, destaca um “campeonato muito equilibrado“, retirando o Beira-Mar da equação. A equipa de Castelo de Paiva venceu a série norte “com mérito“, realça o mister, e “conseguiu “fechar o segundo lugar” e a presença na Taça de Portugal.

Paulo Mendes fala sobre a época e lembra “um plantel bastante curto” na fase inicial do campeonato.

A chave para a conquista do 2º lugar da Elite “foi o grupo de trabalho“, destaca Paulo Mendes.

Carlos Silva reconhece que o Paivense conquistou o segundo lugar com “mérito” e “porque foi mais regular que o Lamas”.

União de Lamas venceu com justiça o Beira-Mar na última jornada, destaca Carlos Silva.

Dinis Resende aponta que “o Paivense fez bem o trabalho de casa”.

Paulo Mendes atira: “O grande azar no sorteio foi ter calhado o Paivense e o União de Lamas na primeira jornada”.

Este campeonato de Aveiro não tem verdade desportiva nenhuma, é uma vergonha o que se passou, a AFA tem de rever estes campeonatos”, critica Miguel Avelar no Sintonia de Ataque.

Zé Carlos concorda. “Nunca se pode dividir os pontos de equipas que estão em séries diferentes. Quer queiramos quer não, o campeonato a norte é muito mais competitivo porque tem muito mais dérbis”, afirma o técnico.

Paulo Mendes comenta o modelo competitivo da Elite esta temporada…

Dinis Resende defende: “O mais lógico é no apuramento de campeão os pontos começarem a zero”.

Zé Carlos volta à carga: “É completamente injusto dividir pontos de séries diferentes“. Carlos Silva também comenta…

Fomos sérios, fomos honestos e fomos corretos com toda a gente até ao final do campeonato“, refere o técnico do Cucujães.

Paços de Brandão não evitou descida. Dinis Resende considera o “campeonato extremamente injusto”, mas aponta erros ao longo da época da turma brandoense.

Carlos Silva recordou: “Eu disse que quem não fizesse 18 pontos com os três últimos ia descer. O Paços perdeu oito pontos com essas equipas”.

Paulo Mendes destaca “o excelente trabalho” da direção do Paços de Brandão. “Trouxeram as pessoas de volta ao clube“, realçou o técnico, que não tem dúvidas de que o emblema brandoense em breve regressará à Elite. “Seguramente vão voltar a colocar o Paços no Campeonato SABSEG e com uma estrutura mais forte“, sublinhou.

Miguel Avelar lamenta descida do CD Paços de Brandão e de outros emblemas fortes do distrito. “O Paços, o Esmoriz, o Cucujães, o Carregosense… sem falar da zona sul, são muitos históricos a cair e com investimentos altíssimos. Estou curioso para ver o futuro dessas equipas. É uma pena ter tantas equipas a descer de divisão“, disse.

Paulo Mendes destaca a “coragem” de Tiago Leite de assumir o projeto do Paços de Brandão a cinco jogos do fim. “Provou que é um homem de H grande“, realçou.

Miguel Avelar acompanha elogios e estende-os a outros treinadores…

Nota final de Dinis Resende para o CD Paços de Brandão…

Carlos Silva destaca os Papa Tintos na reta final do Sintonia de Ataque…

Miguel Avelar despede-se…

Zé Carlos deixa mensagem: “Espero que o Cucujães continue a fazer uma aposta clara na formação”.

Paulo Mendes encerra o Sintonia de Ataque…


O programa Sintonia de Ataque, moderado por Filipe Dias, pode ser ouvido na íntegra aqui…

Sintonia de Ataque: 06/06/2022

Leave a Response