Sintonia de Ataque: “Luta titânica” para fugir à despromoção na última jornada da Divisão de Elite

Sintonia de Ataque: “Luta titânica” para fugir à despromoção na última jornada da Divisão de Elite

Carlos Santos, Adolfo Teixeira e Miguel Rapinha juntam-se a Carlos Silva no programa Sintonia de Ataque para perspetivar a última jornada do campeonato SABSEG.

Com o campeão Beira-Mar já decidido, na fase da subida sobra a luta pelo 2º lugar entre Paivense e União de Lamas. A equipa de Castelo de Paiva parte com vantagem. Tem mais dois pontos e joga em casa com o Águeda, ao passo que os comandados de Américo Pereira visitam o campeão Beira-Mar em Aveiro este domingo.

A norte, na luta pela manutenção estão três equipas: Paços de Brandão, Fiães e S. Vicente de Pereira. O Fiães conseguiu finalmente fugir da zona de descida ao vencer o Cucujães por 1-0 e ao beneficiar do deslize do Paços de Brandão, que empatou a zeros com o Esmoriz.

Canedo e Ovarense já carimbaram a manutenção e a equipa brandoense parte em desvantagem para a última jornada. Soma 55 pontos, menos um que o Fiães, e não depende apenas de si para garantir a permanência no principal escalão do futebol aveirense. O Paços de Brandão, orientado por Tiago Leite, encerra a época no terreno do Cucujães este domingo. Nesta luta renhida pela permanência está também o Fiães (com 56 pontos), que visita o Canedo este domingo, e ainda o S. Vicente de Pereira (com 57 pontos) que disputa a última jornada no terreno da Ovarense.

Na zona sul,  Vista Alegre, Avanca e Bustelo já confirmaram a descida à 1ª Divisão Distrital, juntando-se ao Válega. Na jornada decisiva, Fermentelos e LAAC (ambos com 48 pontos) vão procurar fugir à despromoção.

Adolfo Teixeira regressa aos estúdios da Sintonia…

Carlos Santos volta a vestir a pele de craque de microfone e diz estar atento ao futebol aveirense.

Miguel Rapinha também de regresso destaca duas séries (norte e sul) muito competitivas.

Carlos Silva analisa encontro entre União de Lamas e Cesarense: “Bom jogo das duas equipas”.

Carlos Santos sobre a fase da subida: “Este campeonato não é nada competitivo“. E acrescenta: “Chegamos à última jornada com uma luta pelo 2º lugar“.

Temporada do Beira-Mar não deixa dúvidas, realça Adolfo Teixeira. Clube aveirense é campeão com mérito.

Miguel Rapinha analisa competitividade do Campeonato SABSEG.

Carlos Silva afirma que “experiência e historial do Beira-Mar” fizeram a diferença esta temporada.

A norte os diretores têm pouca cultura desportiva“, declara Carlos Santos, para falar sobre as constantes mudanças de treinador nos clubes ao longo da época.

O treinador, mesmo a fazer bons resultados, vai embora“, constata Carlos Silva.

Adolfo Teixeira fala das dificuldades dos treinadores nos dias de hoje…

Miguel Rapinha afirma que mudança constante de treinadores é também um problema “cultural“.

Paivense e União de Lamas disputam o 2º lugar na última jornada da fase da subida. Equipa de Castelo de Paiva, que recebe em casa o Águeda, parte como favorita, refere Miguel Rapinha. Unionistas fecham época perante o campeão Beira-Mar.

Adolfo Teixeira e Carlos Santos também concordam. Paivense está melhor colocado para terminar em 2º lugar. Carlos Silva está “convencido que Lamas vai ganhar ao Beira-Mar” e espera tropeção do Paivense perante o Águeda.

Na fase da manutenção, a norte, S. Vicente de Pereira, Fiães e Paços de Brandão lutam pela permanência. Turma brandoense é “sério candidato” a descer, afirma Adolfo Teixeira.

Miguel Rapinha destaca “momento de extrema pressão para as três equipas“.

Carlos Silva salienta “regularidade do Fiães” e lembra pontos perdidos contra as equipas já relegadas à 1ª Divisão Distrital (Esmoriz, Cucujães e Carregosense)

Carlos Santos reconhece que “Paços de Brandão está em maus lençóis” e que será “um final de campeonato entusiasmante“.

Miguel Rapinha analisa última jornada na zona sul, onde tudo está ainda em aberto.

“Luta titânica” para fugir à despromoção reservada para a última jornada, aponta Carlos Silva.


Pode ouvir o programa Sintonia de Ataque, moderado por Filipe Dias, na íntegra aqui.

Sintonia de Ataque: Edição 30/05/2022