Sintonia de Ataque: “Luta titânica” para fugir à despromoção na última jornada da Divisão de Elite
Carlos Santos, Adolfo Teixeira e Miguel Rapinha juntam-se a Carlos Silva no programa Sintonia de Ataque para perspetivar a última jornada do campeonato SABSEG.
Com o campeão Beira-Mar já decidido, na fase da subida sobra a luta pelo 2º lugar entre Paivense e União de Lamas. A equipa de Castelo de Paiva parte com vantagem. Tem mais dois pontos e joga em casa com o Águeda, ao passo que os comandados de Américo Pereira visitam o campeão Beira-Mar em Aveiro este domingo.
A norte, na luta pela manutenção estão três equipas: Paços de Brandão, Fiães e S. Vicente de Pereira. O Fiães conseguiu finalmente fugir da zona de descida ao vencer o Cucujães por 1-0 e ao beneficiar do deslize do Paços de Brandão, que empatou a zeros com o Esmoriz.
Canedo e Ovarense já carimbaram a manutenção e a equipa brandoense parte em desvantagem para a última jornada. Soma 55 pontos, menos um que o Fiães, e não depende apenas de si para garantir a permanência no principal escalão do futebol aveirense. O Paços de Brandão, orientado por Tiago Leite, encerra a época no terreno do Cucujães este domingo. Nesta luta renhida pela permanência está também o Fiães (com 56 pontos), que visita o Canedo este domingo, e ainda o S. Vicente de Pereira (com 57 pontos) que disputa a última jornada no terreno da Ovarense.
Na zona sul, Vista Alegre, Avanca e Bustelo já confirmaram a descida à 1ª Divisão Distrital, juntando-se ao Válega. Na jornada decisiva, Fermentelos e LAAC (ambos com 48 pontos) vão procurar fugir à despromoção.
Adolfo Teixeira regressa aos estúdios da Sintonia…
Carlos Santos volta a vestir a pele de craque de microfone e diz estar atento ao futebol aveirense.
Miguel Rapinha também de regresso destaca duas séries (norte e sul) muito competitivas.
Carlos Silva analisa encontro entre União de Lamas e Cesarense: “Bom jogo das duas equipas”.
Carlos Santos sobre a fase da subida: “Este campeonato não é nada competitivo“. E acrescenta: “Chegamos à última jornada com uma luta pelo 2º lugar“.
Temporada do Beira-Mar não deixa dúvidas, realça Adolfo Teixeira. Clube aveirense é campeão com mérito.
Miguel Rapinha analisa competitividade do Campeonato SABSEG.
Carlos Silva afirma que “experiência e historial do Beira-Mar” fizeram a diferença esta temporada.
“A norte os diretores têm pouca cultura desportiva“, declara Carlos Santos, para falar sobre as constantes mudanças de treinador nos clubes ao longo da época.
“O treinador, mesmo a fazer bons resultados, vai embora“, constata Carlos Silva.
Adolfo Teixeira fala das dificuldades dos treinadores nos dias de hoje…
Miguel Rapinha afirma que mudança constante de treinadores é também um problema “cultural“.
Paivense e União de Lamas disputam o 2º lugar na última jornada da fase da subida. Equipa de Castelo de Paiva, que recebe em casa o Águeda, parte como favorita, refere Miguel Rapinha. Unionistas fecham época perante o campeão Beira-Mar.
Adolfo Teixeira e Carlos Santos também concordam. Paivense está melhor colocado para terminar em 2º lugar. Carlos Silva está “convencido que Lamas vai ganhar ao Beira-Mar” e espera tropeção do Paivense perante o Águeda.
Na fase da manutenção, a norte, S. Vicente de Pereira, Fiães e Paços de Brandão lutam pela permanência. Turma brandoense é “sério candidato” a descer, afirma Adolfo Teixeira.
Miguel Rapinha destaca “momento de extrema pressão para as três equipas“.
Carlos Silva salienta “regularidade do Fiães” e lembra pontos perdidos contra as equipas já relegadas à 1ª Divisão Distrital (Esmoriz, Cucujães e Carregosense)
Carlos Santos reconhece que “Paços de Brandão está em maus lençóis” e que será “um final de campeonato entusiasmante“.
Miguel Rapinha analisa última jornada na zona sul, onde tudo está ainda em aberto.
“Luta titânica” para fugir à despromoção reservada para a última jornada, aponta Carlos Silva.
Pode ouvir o programa Sintonia de Ataque, moderado por Filipe Dias, na íntegra aqui.