Hospital de Ovar integra lista de entidades prestadoras a partilhar eletronicamente resultados dos MCDT 

Hospital de Ovar integra lista de entidades prestadoras a partilhar eletronicamente resultados dos MCDT 

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), instituição pioneira no processo de transformação digital, passou a integrar a lista de Entidades Prestadoras a partilhar resultados de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) eletronicamente, iniciativa do projeto “Exames Sem Papel”, promovido pelo Ministério da Saúde. 

Estamos no topo no contexto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no indicador ‘Receitas sem Papel Totalmente Desmaterializadas’, pelo que este é, sem dúvida, mais um passo importante no processo de desmaterialização que iniciámos, em 2017, com o lançamento projeto-piloto e estruturante ‘HOSP: Hospital de Ovar Sem Papel”, refere o presidente do Conselho Diretivo da unidade hospitalar, Luís Miguel Ferreira. 

Esta funcionalidade vem potenciar, de facto, a aproximação do médico ao cidadão, uma vez que o HFZ-Ovar disponibiliza, a partir de agora, os resultados dos MCDT de forma eletrónica, quer para o utente quer para o profissional, através do Portal do SNS”, sublinha. 

“Exames Sem Papel” constitui uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, desmaterializar os processos de requisição, efetivação e faturação de MCDT, bem como assegurar que toda a informação relativa à prestação dos mesmos acompanha o utente em suporte digital. 

Integrando o processo de transformação digital na Saúde, esta iniciativa tem como principal finalidade “potencializar a aproximação do médico ao cidadão, a redução de desperdício na prestação de MCDT, a desburocratização e uma maior segurança para todos os intervenientes”, afirma o consultor de tecnologias de informação no HFZ-Ovar, Rui Parreira, salientando que a medida está enquadrada no projeto “Hospital do Futuro: A interoperabilidade digital”. 

Tratou-se de um processo moroso, que não foi fácil de implementar, mas finalmente está concluído, sendo para nós um motivo de orgulho figurarmos na lista de Entidades Prestadoras a partilhar resultados de MCDT, graças ao empenho de toda a equipa”, salienta Daniela Costa, responsável pelo Serviço de Informática do HFZ-Ovar.

O projeto “Hospital do Futuro: A interoperabilidade digital”, cofinanciado pelo SAMA2020: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (POCI-05-5762-FSE-000265), visa reforçar a capacidade institucional e uma administração pública eficiente. 

Foto: DR