‘Um Novo Natal no CHEDV’, o álbum que nasceu do talento de profissionais do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

‘Um Novo Natal no CHEDV’, o álbum que nasceu do talento de profissionais do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

O núcleo duro da ‘TaskForce CD Um Novo Natal no CHEDV’, composto por Salete Mota, António Freitas e Gonçalo Tavares, esteve esta quarta-feira nos estúdios da Sintonia para levantar o véu de um álbum criado em tempo recorde. Exigiu muito esforço, dedicação, horas extra, talento e originalidade. No final, e olhando para trás, o balanço não poderia ser mais positivo.

Em plena época natalícia, profissionais do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga uniram esforços e lançaram um álbum solidário que reverte a favor da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – e da Liga dos Amigos do Hospital S. Sebastião (LAHSS). ‘Um Novo Natal no CHEDV’ é o nome do CD, criado em cerca de um mês e meio e que contém dez temas, três dos quais originais.

Neste álbum, participaram profissionais das mais diferentes áreas do CHEDV, assim como alguns familiares com dotes artísticos. António Freitas, que desde o início deste projeto recebeu a alcunha de ‘Vice-Almirante’ da ‘TaskForce’, aponta que o álbum surge “em plena crise pandémica e numa altura de muito esforço e trabalho“. O trabalho no CHEDV nunca ficou para trás, salienta António Freitas, e foi nas horas vagas, sobretudo ao fim de semana, que nasceu um álbum que revela talentos musicais escondidos. O resultado está à vista e o CD “chegou longe“, afirma o ‘Vice-Almirante’, com o projeto a receber agradecimentos de várias entidades, como por exemplo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ou da diretora da DGS, Graça Freitas. “Foi também uma forma de agradecer e partilhar o nosso trabalho“, apontou.

Salete Mota, autora das letras das músicas originais, destaca a relevância deste tipo de projetos, fundamentais para “abstrair os profissionais de tempos difíceis” e também capazes de criar laços mais fortes dentro do CHEDV. “Ao longo destes anos, temos sempre tentado fazer atividades que nos desligam um bocadinho da prestação de cuidados de saúde, de fazer coisas lúdicas e que sejam agradáveis para todos. Sabemos que estas iniciativas acabam por melhorar também o nosso trabalho e foi também com esse objetivo que lançamos este CD“, revela a enfermeira.

Gonçalo Tavares, músico que já tem colaborado com o CHEDV, serviu de “orientador” em todo este processo. “É para mim um grande orgulho conhecê-los e estar ao lado de pessoas que levam as coisas para a frente de uma maneira tão positiva“, assinalou. “Houve, de facto, uma união muito grande e é um dos lados muito positivos deste trabalho“, acrescentou, destacando ainda a veia solidária do álbum, que reverte a favor da APAV e da LAHSS.

Depois do CD, há mais projetos na mira? O objetivo é continuar, garante Salete Mota, que encontrou nas pessoas envolvidas uma vontade de manter o grupo ativo no futuro. “Estão todos entusiasmados, querem manter o grupo e é nossa intenção fazer isso, participando em outras atividades ao longo do ano. Precisamos muito destes momentos, então nesta fase ainda mais“, sublinha.

O álbum ainda se encontra a venda e pode ser adquirido junto da Liga dos Amigos do Hospital S. Sebastião ou da própria ‘TaskForce’.

Vale também a pena ouvir a entrevista na íntegra, nos estúdios da Sintonia, onde embarcamos também numa viagem musical pelos temas originais deste álbum: ‘Um Presente Especial’, ‘Natal das Estrelas’ e ‘Chegou Dezembro’.

Entrevista ‘TaskForce CD Um Natal no CHEDV’: 12/01/2022