Governo de Opinião elege os momentos mais marcantes de 2021 e as personalidades que marcaram o ano
Edição especial do Governo de Opinião divide-se em duas partes, com destaque para os prémios de 2021, atribuídos a nível local, nacional e internacional nas mais diversas categorias, como política, cultura ou desporto.
Na primeira parte do programa, análise de Carlos Seixas e José Amorim à última Assembleia Municipal, comentário à saída de Jorge Jesus do Benfica e ao momento vivido pelo clube encarnado, e ainda um olhar para o aumento do número de infetados com Covid-19 e as novas medidas em vigor, como a redução do período de isolamento de 10 para 7 dias.
Na segunda metade, os craques da opinião esmiúçam o ano de 2021 e distribuem prémios nas mais diversas categorias a nível local, nacional e internacional.
Confira tudo aqui.
1. Como classificam 2021?
Ano incerto, diz José Amorim. Ano menos mau do que 2020, aponta Carlos Seixas.
2. Que tema marcou o ano de 2021?
Covid-19, dizem os craques de Opinião.
3. E o Momento do Ano?
Há muito por onde escolher e os comentadores apontam o processo autárquico e as eleições como o momento que marcou 2021. A nível nacional, José Amorim destaca o momento em que o país atingiu a meta de vacinação que permitiu a reabertura. Carlos Seixas elege a queda do Governo PS. E a nível internacional? José Amorim aponta para a visita do Papa à Grécia, Carlos Seixas destaca a retirada dos EUA no Iraque e a retoma do controlo do Iraque pelos talibãs.
4. A Personalidade do Ano
A nível local, nacional e internacional, José Amorim e Carlos Seixas concordam a 100 por cento. Emídio Sousa, que renovou o terceiro mandato à frente do Município, foi a personalidade escolhida a nível local.
5. O Facto Político do Ano
Também não faltam opções nesta categoria. José Amorim elege as autárquicas, as polémicas e os resultados como os factos políticos do ano a marcar o concelho.
6. O Facto Desportivo do Ano
Craques de Opinião destacam S. João de Ver e Lourosa, pela subida à Liga 3, e outros clubes do concelho que alcançaram a subida de divisão.
7. O Facto Cultural do Ano
A nível local, o regresso dos grandes eventos – como Imaginarius e Perlim -, mas também o FIMUV e o BasqueirArt a marcar as escolhas localmente.
8. Flop do Ano?
Escolhas, a nível local, recaem sobre políticos e estão diretamente ligadas aos resultados eleitorais das autárquicas.
9. Revelação do Ano?
José Amorim aponta Carlos Martins, que regressa à política enquanto deputado eleito pela Iniciativa Liberal. Carlos Seixas elege André Vivas, que venceu as eleições para a Junta de Freguesia de Santa Maria de Lamas.
10. Desilusão do Ano
Carlos Seixas e José Amorim apontam para o que desiludiu localmente, a nível nacional e internacional
11. O Melhor do Ano
Adesão à vacinação contra a Covid-19 é um dos momentos registados pelos craques de Opinião
12. Já na reta final, tempo para eleger o Livro do Ano…
13. E os filmes que marcaram 2021?
14. A Música de 2021? José Amorim e Carlos Seixas respondem…
15. E por último, mas não menos importante, as Menções Honrosas de 2021…
São estas as escolhas de José Amorim e Carlos Seixas no fecho de 2021. Os craques de opinião regressam já esta terça-feira, dia 4 de janeiro, aos estúdios da Sintonia para mais um Governo de Opinião, moderado por Filipe Dias.
Pode ouvir a edição do programa de 30 de dezembro de 2021 na íntegra aqui.