22 jovens partilham primeiros resultados de formação intensiva no mundo das artes

22 jovens partilham primeiros resultados de formação intensiva no mundo das artes

Foi na sede do projeto PRIMÁRIO, em Fiães, que 22 jovens feirenses apresentaram a primeira mostra artística multidisciplinar resultante de seis meses de formação intensiva nas áreas do Teatro, Vídeo, Fotografia, Música, Sound Design, Artes Plásticas e Artes Gráficas, no âmbito do projeto europeu “Beyond O Mundo é um Palco”. Brevemente, vão atravessar fronteiras, rumo a Itália e ao Reino Unido, para a construção de um projeto artístico multicultural, assente nas diferentes áreas de formação e na singularidade de cada um dos três países participantes.  

Há mais de seis meses que 22 jovens se reúnem semanalmente nas instalações do PRIMÁRIO para pôr em prática a sua criatividade em diferentes disciplinas artísticas. Os selecionados para esta formação intensiva têm entre 16 e 30 anos e estão a desenvolver competências artísticas através da descoberta pessoal no mundo das artes. Até fevereiro do próximo ano, vão usufruir de um preenchido e diversificado calendário de workshops e oficinas, sob a orientação de reconhecidos profissionais das diferentes disciplinas artísticas.

O ator e professor Telmo Ferreira assume a direção artística do projeto “Beyond O Mundo é um Palco” e tem a seu cargo as oficinas de Teatro e Produção. Por sua vez, o músico e radialista Emanuel Botelho orienta a oficina de Música (multimédia). Pedro Santos, designer gráfico e ilustrador, conduz a oficina de Artes Visuais e o videógrafo e fotógrafo Pedro Castro assume a oficina de Vídeo (multimédia).  

Na primeira mostra multidisciplinar, realizada a 18 de dezembro, os jovens representaram, em atos, “o palco da Vida”, através de uma linguagem que cruzou todas as técnicas e formatos abordados nas diferentes disciplinas artísticas.

O projeto de capacitação artística “Beyond O Mundo é um Palco” é a materialização da vontade e da persistência da Câmara de Santa Maria da Feira de alargar as potencialidades do projeto “O Mundo é um Palco” – inicialmente circunscrito a 14 participantes – a um maior número de jovens feirenses, reforçando sinergias entre o Gabinete da Juventude da Autarquia e o projeto PRIMÁRIO.

Coordenado pelo Município de Santa Maria da Feira, o “Erasmus+ Juventude – O Mundo é um Palco” visa, por um lado, trabalhar a integração dos jovens através das artes performativas e, por outro, dotá-los de competências pessoais e profissionais que lhes permitam obter ferramentas para escolher um futuro profissional de acordo com o seu talento e os valores europeus de solidariedade, diversidade e interculturalidade.

Financiado pelo Programa Erasmus+ Juventude em Ação, da União Europeia, este projeto é uma parceria entre três países, constituído por três mobilidades internacionais: a primeira em Portici, Nápoles (Itália); a segunda em Lewisham, Londres (Reino Unido); e a terceira em Santa Maria da Feira (Portugal).