CHEDV assinalou Dia Mundial da Prematuridade com diversas iniciativas

CHEDV assinalou Dia Mundial da Prematuridade com diversas iniciativas

A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) comemorou na passada quarta-feira, dia 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade com diversas iniciativas.

Profissionais e Visitantes do CHEDV, ao longo de todo o dia puderam apreciar a exposição “Nascer antes do tempo…”, da autoria da Dra. Liliana Quaresma, da UCIN, que esteve patente na Entrada Principal do Hospital.

No Auditório do Hospital de São Sebastião estiveram presentes para abertura da comemoração, as Vogais Executivas do Conselho de Administração, Dra. Rita Moutinho e Dra. Helga Lima, o Diretor Clínico do CHEDV, Dr. Carlos Carvalho e a Diretora do Serviço de Pediatria/Neonatologia, Dra. Virgínia Monteiro.

Às 11h00 ocorreu um webinar com o tema “Nascer antes do tempo no CHEDV”, que envolveu profissionais do CHEDV, profissionais dos Agrupamentos dos Centros de Saúde, da área de influência do CHEDV e pais de prematuros. O tema foi apresentado pela Dra. Sandra Silva, Médica Neonatologista da UCIN do CHEDV.

Durante a tarde foi realizada tertúlia intitulada “Quando um filho nasce antes do tempo”, com os pais dos bebés internados, à data, na UCIN, em conjunto com Ana Correia, mãe de um prematuro nascido na UCIN do CHEDV e autora do livro ” Herói Sem Saber” e Celina Abreu elemento do grupo XXS e elo de ligação com a Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro. Foi um momento de partilha de experiências emocionantes e enriquecedoras para todos os presentes e contou com moderação da Enfª Andrea Oliveira.

Para encerramento da comemoração foi realizado lanche convívio e oferecidas lembranças aos
Pais dos bebés internados na UCIN.

Mais uma vez, para assinalar a data e à semelhança do ano passado, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aceitou o desafio de iluminar, com a cor roxa, diversos edifícios/monumentos da cidade, na noite de 16 e 17 de novembro.
A UCIN agradece a todos os intervenientes e participantes, em particular à equipa de profissionais que veste diariamente a camisola em prol dos nossos pequenos heróis. “Ser PREMATURO é descobrir a força que os pequenos conseguem ter.…”