Assembleia da República aprovou voto de pesar por unanimidade pela morte de António Topa

Assembleia da República aprovou voto de pesar por unanimidade pela morte de António Topa

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, dia 5 de novembro, um voto de pesar, proposto pelo PSD, pela morte do deputado social democrata António Topa. O deputado, eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro pelo PSD, partiu a 31 de outubro, aos 67 anos, devido a doença prolongada.

O voto, aprovado por unanimidade, foi seguido de um aplauso com todas as bancadas e a mesa do parlamento de pé. No texto do voto de pesar, António Topa é recordado como um “homem bom, de trato afável, sereno, atento, consensualizador”, destacando-se ainda a “sua postura de diálogo, assente na simplicidade e na firmeza”.

“O seu pluralismo, respeito pelas diferenças políticas, sociais, religiosas, cívicas, fizeram dele um homem apreciado por todos os quadrantes políticos”, referiu o líder do PSD, Rui Rio, a quem coube a missão de ler o voto de pesar.

Segundo a Agência Lusa, estiveram presentes nas galerias da Assembleia da República a mulher, os filhos e alguns amigos de António Topa.

Engenheiro civil, António Topa foi autarca em Santa Maria da Feira onde desempenhou as funções de deputado municipal e de vereador, tendo a seu cargo os pelouros do Planeamento, Urbanismo e Obras Particulares.

No seu percurso, de destacar o desempenho das funções de presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Aveiro e da Comissão Política Concelhia do PSD de Santa Maria da Feira. Foi ainda deputado na Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira e na Assembleia de Freguesia de Vila Maior.

Um pouco por todo o concelho, região e país surgiram manifestações de pesar pela morte de António Topa. Em homenagem ao deputado da Nação, a Bandeira Nacional e a Bandeira do Município estiveram a meia haste no edifício dos Paços do Concelho.

Foto: DR