Passeios para seniores estão de regresso e propõem (re)descobrir o património local

Passeios para seniores estão de regresso e propõem (re)descobrir o património local

Os “Passeios na Minha Terra”, iniciativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira dirigida à população sénior do concelho, estão de regresso na próxima quinta-feira, 28 de outubro, Dia Mundial da Terceira Idade. Quase dois anos depois do último passeio realizado antes da pandemia, a edição 2021-2022 aposta na (re)descoberta do património natural, arquitetónico e gastronómico do concelho. Para além da revitalização social, os passeios serão um relevante contributo para dinamizar o turismo, o comércio e a restauração local, que até foi desafiada a criar ementas tradicionais associadas a esta temática.

Duas vezes por semana, a rota “À descoberta de Santa Maria da Feira” propõe aos seniores feirenses uma experiência diferenciadora, que privilegia um novo olhar sobre os espaços verdes, edifícios históricos e parques do território, complementado pela riqueza e diversidade da gastronomia local, seja nos restaurantes e confeitarias aderentes a este programa, através da criação de menus “Passeios na Minha Terra”, seja nas casas de fabrico de genuína Fogaça da Feira e da tradicional Regueifa Doce, sempre bem acompanhadas pelo queijo regional e o tradicional vinho fino.

Esta proposta dos “Passeios na Minha Terra” vai ao encontro do plano de ação do Governo “Reativar o Turismo | Construir o Futuro” e segue as recomendações da Organização Mundial do Turismo e do Turismo de Portugal, que privilegiam rotas e destinos internos, com enfoque na biodiversidade e na conservação do património, potenciando uma maior interação entre a população e a sua cultura, bem como o consumo de produtos locais. 

Exceto o passeio inaugural, agendado para quinta-feira, 28 de outubro, Dia Mundial da Terceira Idade, todos os “Passeios na Minha Terra” acontecem semanalmente às quartas e sextas-feiras, entre as 9h00 e as 17h30, no concelho de Santa Maria da Feira, com passagem pelos seguintes pontos turísticos: Castelo da Feira; Capela de Nossa Senhora da Encarnação; Quinta do Castelo; Igreja Matriz e Claustro do Convento dos Loios; almoço livre nos restaurantes aderentes ao menu “Passeios na Minha Terra” ou piquenique; Praça da República (chafariz) e Praça Gaspar Moreira (monumento ao Dr. Paulo de Sá); Igreja da Misericórdia, recentemente reabilitada; e Parque Ornitológico de Lourosa.

Ao participarem nesta iniciativa, os seniores do concelho darão também o seu contributo para a revitalização económica, cultural e turística através da visita ao património, almoço nos restaurantes locais e compra de pequenas lembranças, para além da revitalização social neste período de retoma tão necessária quanto prudente. Em novembro, os passeios realizam-se nos dias 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24 e 25.

Para garantir o cumprimento de todas as normas de segurança, cada passeio será limitado a 25 participantes, admitidos por ordem de inscrição. A participação é aberta a todos os seniores, incluindo os que apresentem mobilidade condicionada ou problemas de saúde incapacitantes, desde que acompanhados, tendo à sua disposição a carrinha adaptada do programa municipal “Mobilidade para Todos” com roteiros adaptados.

Os interessados em participar nos “Passeios na Minha Terra” podem inscrever-se através do tlm. 932 555 336, do email divisão.social@cm-feira.pt ou preenchendo o formulário online, disponível em www.cm-feira.pt/passeios-na-minha-terra. Podem ainda dirigir-se à Divisão de Ação Social da autarquia, centros sociais ou juntas de freguesia.