Grupo Cénico de Lourosa recria antiga Feira das Colheitas este fim de semana

Grupo Cénico de Lourosa recria antiga Feira das Colheitas este fim de semana

Joaquim Amorim e João Fernandes nos estúdios da Sintonia

Evento ‘As Feiras da Feira’ decorre este fim de semana no Largo da Feira dos 10, em Lourosa. Objetivo é recriar a antiga Feira das Colheitas, afirma o Grupo Cénico de Lourosa, entidade organizadora da iniciativa. Joaquim Amorim, tesoureiro do grupo, e João Fernandes, presidente da Assembleia Geral, estiveram nos estúdios da Sintonia a falar sobre a iniciativa.

A ideia de realizar ‘As Feiras da Feira’ surgiu em 2019, ano em que se levou a cabo a primeira edição, que teve “um feedback muito positivo” por parte da população. Depois de um ano de interregno, devido à pandemia, o evento regressa com um cartaz mais diversificado para reavivar memórias de outros tempos. “Nos anos 60 70 era o maior evento, a maior feira que se fazia ao nível do concelho de Santa Maria da Feira. Das freguesias vizinhas vinham os lavradores vender, comprar as alfaias e tudo o que precisavam para o longo do ano seguinte“, explica Joaquim Amorim

A primeira edição correu muito bem e este ano vamos na 2ª edição com um evento mais elaborado, mais arrojado e está tudo preparado para que corra bem. Que as pessoas apareçam, porque de facto vai valer a pena. As pessoas estão a precisar deste tipo de evento, estão a precisar de se divertir e de se distrair”, denota João Fernandes.

A iniciativa decorre durante sábado e domingo e, além de vendas variadas, animais, artesanato, doces, fruta e enchidos, não vão faltar música, dança, teatro e petiscos. O evento conta com a participação de vários grupos locais (ver cartaz em baixo) e encerra com chave de ouro. O Grupo Cénico de Lourosa volta a levar a cena, pelas 18h de domingo, a peça ‘A Tasca da Feira dos 10’, um espetáculo que promete muitas gargalhadas. O evento cumpre todas as normas da Direção Geral de Saúde.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.