Grupo Cénico de Lourosa recria antiga Feira das Colheitas este fim de semana
Evento ‘As Feiras da Feira’ decorre este fim de semana no Largo da Feira dos 10, em Lourosa. Objetivo é recriar a antiga Feira das Colheitas, afirma o Grupo Cénico de Lourosa, entidade organizadora da iniciativa. Joaquim Amorim, tesoureiro do grupo, e João Fernandes, presidente da Assembleia Geral, estiveram nos estúdios da Sintonia a falar sobre a iniciativa.
A ideia de realizar ‘As Feiras da Feira’ surgiu em 2019, ano em que se levou a cabo a primeira edição, que teve “um feedback muito positivo” por parte da população. Depois de um ano de interregno, devido à pandemia, o evento regressa com um cartaz mais diversificado para reavivar memórias de outros tempos. “Nos anos 60 70 era o maior evento, a maior feira que se fazia ao nível do concelho de Santa Maria da Feira. Das freguesias vizinhas vinham os lavradores vender, comprar as alfaias e tudo o que precisavam para o longo do ano seguinte“, explica Joaquim Amorim
“A primeira edição correu muito bem e este ano vamos na 2ª edição com um evento mais elaborado, mais arrojado e está tudo preparado para que corra bem. Que as pessoas apareçam, porque de facto vai valer a pena. As pessoas estão a precisar deste tipo de evento, estão a precisar de se divertir e de se distrair”, denota João Fernandes.
A iniciativa decorre durante sábado e domingo e, além de vendas variadas, animais, artesanato, doces, fruta e enchidos, não vão faltar música, dança, teatro e petiscos. O evento conta com a participação de vários grupos locais (ver cartaz em baixo) e encerra com chave de ouro. O Grupo Cénico de Lourosa volta a levar a cena, pelas 18h de domingo, a peça ‘A Tasca da Feira dos 10’, um espetáculo que promete muitas gargalhadas. O evento cumpre todas as normas da Direção Geral de Saúde.
Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.