SMF Youth Days: “Conseguimos que esta semana seja para jovens dos 13 aos 30 anos”

SMF Youth Days: “Conseguimos que esta semana seja para jovens dos 13 aos 30 anos”

Cristina Tenreiro, João Silva, Sofia Pais e Nicole Silva em entrevista nos estúdios da Sintonia a propósito dos SMF Youth Days

Os SMF Youth Days estão de regresso a Santa Maria da Feira de 19 a 24 de julho e trazem consigo 32 atividades condensadas em seis dias de programação. Nesta terceira edição, a Semana da Juventude chega a mais freguesias e oferece uma programação diversificada, com experiências formativas, lúdicas e educativas. A Sintonia foi conhecer o projeto e conversou com Cristina Tenreiro, vereadora da Juventude, João Silva, do Gabinete da Juventude, Sofia Pais e Nicole Silva, jovens envolvidas na organização.

O segredo os SMF Youth Days reside no facto de o Gabinete da Juventude trabalhar a sua programação com e para os jovens. Há um Conselho Consultivo e a juventude envolvida em projetos anteriores – como o Jovem Autarca, por exemplo – é convidada a participar ativamente na construção da programação. “Ser jovem e poder participar na minha cidade e ter um papel ativo na construção de alguns eventos é muito importante“, denota Sofia Pais, que acredita que a programação deste ano esta adequada para “que jovens de diferentes idades possam participar”. “Conseguimos que esta semana seja para jovens dos 13 aos 30 anos“, acrescenta.

Nicole Silva, que já participou no projeto Jovem Autarca, vê com bons olhos a ligação entre o Gabinete e a juventude de Santa Maria da Feira. “Ainda hoje continuamos a participar nos projetos e temos sempre uma palavra a dizer“, destaca, realçando a programação “diversa” da terceira edição, com experiências lúdicas mas também de “capacitação” espalhadas por várias freguesias do concelho.

Com o know-how trazido pelos jovens, diz João Silva, o “Gabinete da Juventude é o grande vencedor”. “Acaba por ganhar com todas as experiências que eles trazem consigo. Santa Maria da Feira fica enriquecido, com jovens mais capacitados, com qualidade, que querem fazer parte do processo de participação, de decisão e, sobretudo, de concretização de iniciativas“, destaca o responsável.

As opções para os SMF Youth Days são mais do que muitas. É possível assistir a um concerto, ou a uma sessão de comédia, participar num workshop, formação, debate, quiz ou torneio, visitar uma exposição, fazer um percurso pedestre, realizar uma aula de defesa pessoal ou acompanhar um podcast na Sintonia com temas de interesse para a juventude.

O ciclo de workshops Jovens Criativos, o concurso de fotografia e artes plásticas Free Your heART, os projetos Jovem Autarca e Desafia-Te, as SMF Youth Talks, o Conselho Municipal da Juventude e a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens voltam a contribuir para a programação dos SMF Youth Days, que nesta edição contam com uma primeira participação do projeto de educação criativa Primário. Também os players nacionais para a área da Juventude voltam a estar envolvidos no programa dos SMF Youth Days, acrescentando valor e experiência à programação. A Fundação da Juventude, a Associação Portuguesa de Profissionais de Juventude e a FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis terão um papel determinante na condução das atividades de formação, capacitação e promoção da cidadania ativa nos jovens.

O programa completo dos SMF Youth Days encontra-se disponível aqui, sendo que parte das atividades requer inscrição prévia e todas estão sujeitas a lotação limitada.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista SMF Youth Days – Parte 1
Entrevista SMF Youth Days – Parte 2