Próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de setembro

Próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de setembro

O Ministério da Educação já anunciou as datas para o ano letivo 2021-2022. Os estudantes do ensino pré-escolar, básico e secundário públicos regressam às aulas entre 14 e 17 de setembro.

O próximo ano letivo termina em junho com diferentes datas para os diferentes graus de ensino. Os anos com exames finais (9º, 11º e 12º ) terminam a 7 de junho e os restantes a 15. O pré-escolar e o 1ª ciclo encerram o ano letivo a 30 de junho.

O 2º período arranca a 3 de janeiro e termina a 5 de abril e, pelo meio, há ainda uma pausa, entre 28 de fevereiro e 2 de março, para o Entrudo. O terceiro período, com final diferido, começa a 19 de abril.

Segundo o comunicado, no caso dos estabelecimentos particulares de ensino especial as aulas começam entre 2 e 7 de setembro até 29 de dezembro e são retomadas em 3 de janeiro, até 30 de junho. As férias, nas escolas particulares de ensino especial, decorrem entre 20 e 24 de dezembro, entre 28 de fevereiro e 2 de março e entre 11 e 18 de abril.

As provas de aferição para o ensino básico estão marcadas para entre os dias 2 de maio e 20 de junho.
Já as provas finais de ciclo para o 9.º ano estão agendadas para os dias 17, 21 e 23 de junho, na primeira fase, e para 20 e 22 de julho a segunda fase. Os exames nacionais para os alunos do ensino secundário decorrem entre 17 de junho e 6 de julho na primeira fase e entre 21 e 27 de julho na segunda fase.

Segundo a tutela, o calendário escolar prevê a adoção de uma organização semestral do ano letivo, de acordo com a medida prevista no plano 21-23 Escola +, com vista à recuperação das aprendizagens prejudicadas pela pandemia.

Esta quinta-feira, dia 8 de julho, termina o ano letivo para o 1º e 2º ciclos, encerrando-se mais um ano escolar atípico, devido à pandemia e onde o ensino à distância voltou a ser solução quando a pandemia obrigou alunos a ir para casa. A vereadora da Educação, Cristina Tenreiro, faz um balanço positivo do ano escolar em Santa Maria da Feira. Em declarações à Sintonia, a responsável aponta que a prioridade, agora, é vacinar os jovens antes do arranque do próximo ano letivo. Pode saber mais aqui.

Foto: Direitos Reservados