99 casos ativos de Covid-19 na Feira. 80 mil feirenses já têm pelo menos uma dose da vacina

99 casos ativos de Covid-19 na Feira. 80 mil feirenses já têm pelo menos uma dose da vacina

Mais de 50 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina e cerca de 30 mil pessoas estão já totalmente inoculada. Foto: CM Feira

O concelho de Santa Maria da Feira regista 99 casos ativos de Covid-19 – números de quarta-feira passada – e 71 casos por 100 mil habitantes. Os números foram divulgados esta segunda-feira, na reunião de executivo. O presidente da Câmara aponta que os números, sendo “estáveis”, devem inspirar “máximo cuidado” à população.

“Temos 71 casos por 100 mil habitantes, ainda não estamos nos 120 casos por 100 mil habitantes, mas devemos ter máximo cuidado”, afirmou Emídio Sousa, salientando que, apesar de a vacinação estar a “correr bem”, o vírus “está ainda presente”. O edil denotou que há outros concelhos em pior situação, como é o caso de Lisboa ou Vale de Cambra, e pede cautela à população para “evitar a propagação” do vírus. “Não tenhamos dúvidas de que esse aumento acabará por chegar até nós também”, vincou, lembrando que Santa Maria da Feira, pela sua componente fortemente industrial e mobilidade, torna “os contactos inevitáveis”.

Há boas notícias no que toca ao número de pessoas internadas no Hospital S. Sebastião. Não há doentes na Unidade de Cuidados Intensivos e existem quatro pessoas em enfermaria, das quais duas são de Santa Maria da Feira.

A vacinação no Europarque continua a decorrer a bom ritmo. Estão a ser vacinadas cerca de 1400 a 1500 pessoas por dia e, de acordo com os dados avançados pelo presidente da Câmara, mais de 50 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina e cerca de 30 mil pessoas estão já totalmente inoculadas. O autarca, que estima que o território já ultrapassou as 80 mil pessoas com pelo menos uma dose, adianta que é previsível que, durante o mês de agosto, e mantendo-se este ritmo de vacinação, se atinja a “imunidade de grupo”.

Emídio Sousa deu ainda a nota de que todas as pessoas com mais de 60 anos que não foram vacinadas e pretendam receber a vacina podem dirigir-se, sem contacto prévio, até ao Centro de Vacinação, localizado no Europarque, para serem inoculadas.