S. Paio de Oleiros: GNR identifica descarga de águas residuais industriais na ribeira de Silvalde

S. Paio de Oleiros: GNR identifica descarga de águas residuais industriais na ribeira de Silvalde

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), no dia 20 de março, detetou em flagrante delito uma descarga de águas residuais industriais na ribeira de Silvalde, na localidade de São Paio de Oleiros, no concelho de Santa Maria da Feira.

No decurso do patrulhamento ambiental e monitorização das linhas de água e após diversas denúncias de descargas ilegais para a ribeira de Silvalde, os elementos do NPA constataram a existência de uma caixa de visita de rede com ligação às águas pluviais, cuja água apresentava uma coloração branca.

No seguimento de diligências para averiguar a proveniência das descargas ilegais, foi possível identificar o ramal de ligação às águas pluviais onde estava a ocorrer a descarga, sendo efetuada uma fiscalização e confirmada a existência da rejeição das águas residuais.

Foi elaborado o respetivo auto de contraordenação e enviado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A Guarda Nacional Republicana, consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente. A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais