939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Setembro 24, 2026
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistos

A “cidade palco” decidiu parar e pensar: Santa Maria da Feira estreia o festival “Miolo”

50visualizações

Conhecida pela dinâmica dos grandes eventos, Santa Maria da Feira abre espaço para o silêncio, a reflexão e o debate. Entre sexta-feira e domingo, a Biblioteca Municipal junta 12 pensadores, escritores e cientistas — como Gilles Lipovetsky, Carlos Fiolhais e Gonçalo M. Tavares — numa primeira edição de acesso gratuito que desafia o público a desacelerar.

Com curadoria da jornalista Isabel Lucas, o evento resgata a tradição da biblioteca feirense em receber grandes pensadores, cruzando a literatura com a filosofia, a ciência, o design e a política.

Para o vereador da Cultura, Paulo Marcelo, o festival responde a uma necessidade urgente da sociedade atual. “Andamos todos à velocidade da luz e precisamos de ter aqui uma espécie de refúgio para pensar as coisas de outra maneira, com mais calma e ponderação. Santa Maria da Feira é conhecida por dar palco a tudo, mas faltava dar palco ao pensamento. Agora, com o Miolo, também já dá“, vincou.

Relógio de pedra e uma biblioteca viva

O conceito do festival reflete-se na sua imagem gráfica, criada pelo designer espanhol Isidro Ferrer: um relógio de pedra que não marca as horas. Um símbolo que, nas palavras de Paulo Marcelo, funciona como “um despertador que nos obriga a parar para refletir sobre o tempo que nos está a escapar”.

Para Mónica Gomes, diretora da Biblioteca Municipal, acolher o evento reforça o papel das bibliotecas modernas como “centros vivos de acesso ao conhecimento e ao debate, onde o livro é o ponto de partida para discutir os grandes temas do quotidiano”.

Três dias, 12 convidados de relevo

Ao longo de três dias, 12 convidados de relevo preenchem um programa estruturado em três eixos temáticos. O arranque acontece esta sexta-feira sob o mote “Dar Forma”, numa jornada dedicada ao design e à criatividade que conta com uma conferência e a inauguração de uma exposição do ilustrador espanhol Isidro Ferrer.

A 26 de setembro, o eixo “Pensar” traz a debate o confronto de ideias entre o físico Carlos Fiolhais e o filósofo Nuno Venturinha, a apresentação do projeto Future Library pela urbanista norueguesa Anne Beate Hovind, um concerto dos Lavoisier e uma conferência sobre “O Culto da Autenticidade” pelo prestigiado filósofo francês Gilles Lipovetsky.

A fechar o evento, a 27 de setembro, o painel “Narrar” coloca a literatura no centro da reflexão social, reunindo o ex-governante Adolfo Mesquita Nunes e os escritores Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Joana Bértholo e a autora catalã Clara Usón.

A entrada no festival é inteiramente gratuita. As sessões no auditório exigem reserva prévia de lugar no site oficial em www.festivalmiolo.pt ou na plataforma Bol, enquanto o concerto, a apresentação do livro e a exposição têm acesso livre (sujeito à lotação da sala).

Leave a Response