SC São João de Ver transforma período de ‘Black Friday’ em iniciativa solidária

O SC São João de Ver decidiu virar costas à Black Friday e dedicar as próximas semanas à solidariedade, doando 25% das vendas de merchandising a uma instituição local e promovendo uma recolha de roupa para apoiar famílias da comunidade.
O SC São João de Ver decidiu ficar de fora das promoções da Black Friday. Em vez de descontos, o clube transforma as próximas semanas numa ação solidária com impacto direto na comunidade. Até 19 de dezembro, 25% do valor de todas as vendas de merchandising — como camisolas, chapéus, cachecóis ou casacos — será entregue a uma instituição local.
Paralelamente, serão disponibilizados vários pontos de recolha de roupa usada, que posteriormente será distribuída por famílias da freguesia ou atletas do clube que apresentem necessidades. Ricardo Capitão, diretor de comunicação do clube, explica que a campanha, intitulada “Red Friday”, nasce da vontade de manter a “coerência” com os valores que o emblema defende. “Foi uma forma de mantermos a coerência com aquilo que temos vindo a defender há algum tempo. Trabalhamos diariamente neste sentido, da sustentabilidade e de criar impacto na comunidade. Em vez de aplicarmos os descontos habituais da Black Friday, optamos por entregar esse valor a uma instituição local. De forma a que todos os sócios consigam participar de forma ativa nesta campanha, criamos dois pontos de recolha: um no Complexo do Ervedal e outro no Estádio do SC S. João de Ver. O objetivo é que as pessoas possam entregar peças de roupa que já não usam e nós conseguirmos dar uma segunda vida a essas peças e entregar à mesma instituição, como a famílias que precisem”, afirma em declarações à Rádio Sintonia.
Convicto de que a ação vai mobilizar a população, Ricardo Capitão destaca o espírito solidário da comunidade. “A nossa comunidade responde muito bem a este tipo de iniciativas e acho que agora vai ser mais um caso desses. Principalmente na doação de roupa, acho que a resposta vai ser muito positiva”, antecipa.
As doações podem ser entregues no Estádio do SC São João de Ver, durante a manhã, em dias de jogo, ou no Complexo do Ervedal, entre as 14h30 e as 20h30. O clube tem promovido diversas ações solidárias e, segundo o diretor de comunicação, essa linha de atuação é para continuar. “Temos vindo a trabalhar muito neste sentido, de aproveitar a exposição que temos para conseguirmos chegar à nossa comunidade, para conseguirmos ajudar e perceber quais são as dificuldades e necessidades da comunidade de S. João de Ver. É fantástico poder contar com o apoio dos nossos sócios e simpatizantes, que estão sempre presentes”, sublinha.
A campanha “Red Friday” arrancou esta quinta-feira, 20 de novembro, e prolonga-se até 19 de dezembro. A instituição beneficiária, sediada em S. João de Ver, será anunciada em breve pelo clube. Os 25% das vendas de merchandising reverterão a seu favor, enquanto decorre em simultâneo a recolha de roupa em segunda mão para apoiar quem mais precisa.









