‘Longevidade com Saúde’ no centro do IV Encontro de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica

Este sábado, 15 de novembro, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira acolhe o IV Encontro dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) da Unidade Local de Saúde de Entre o Douro e Vouga (ULSEDV), subordinado ao tema “Longevidade com Saúde – o olhar multidisciplinar”. O evento, aberto a TSDT de toda a região e a estudantes das áreas técnicas, pretende promover a partilha de conhecimento, experiências e boas práticas entre profissionais muitas vezes discretos, mas essenciais para o diagnóstico, tratamento e reabilitação dos utentes.
A ULSEDV, criada em 2023, integra hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde de Feira, Ovar e Arouca, contando atualmente com 12 áreas profissionais de TSDT, como análises clínicas, fisioterapia, imagiologia, farmácia, terapia da fala e terapia ocupacional, entre outras. Estes profissionais desempenham um papel crucial na promoção da saúde, diagnóstico precoce e reabilitação.
O programa científico do IV Encontro inclui 12 comunicações orais e 16 e-pósters, abordando temas como força muscular, inteligência artificial na imagiologia, literacia em saúde auditiva, sono, vacinação em idosos, equilíbrio ocupacional e saúde ambiental. O evento conta com a presença de representantes da ULSEDV, do Conselho Técnico e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e inclui momentos de animação intergeracional com a Universidade Sénior local.
Organizado pela equipa de fisioterapia da ULSEDV, o encontro regista uma adesão recorde de 190 participantes, sendo também o primeiro realizado fora das instalações hospitalares. O evento reflete o espírito colaborativo e multidisciplinar dos TSDT, valorizando o trabalho coletivo que contribui para uma longevidade saudável e de qualidade.
Para aprofundar os temas do encontro, a Rádio Sintonia dedicou uma emissão especial com a participação de Florinda Silva, Kelly Calheiros e Carla Ribeiro (fisioterapeutas) e Hélder Hernandez (técnico de análises clínicas), que abordaram os desafios e oportunidades de envelhecer com saúde a partir da perspetiva multidisciplinar.
Pode rever a entrevista na íntegra aqui:








