939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Segunda-feira, Agosto 11, 2025
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

Byron Munton vitorioso na Sra. da Graça: “Faltava uma vitória numa etapa”

Byron Munton venceu na Senhora da Graça, Nych assumiu liderança da Volta a Portugal. Foto: DR
91visualizações

Byron Munton conquistou este domingo a quarta etapa da Volta a Portugal, com final na mítica subida à Senhora da Graça, um feito que fica na história do CD Feirense. Desde que retomou o projeto do ciclismo profissional, em 2018, que o emblema fogaceiro procurava um triunfo numa etapa da prova rainha do ciclismo português. 

A quarta etapa da 86ª Volta a Portugal em Bicicleta fica na história do emblema fogaceiro. O sul africano Byron Munton foi o mais rápido na mítica subida à Senhora da Graça e conquistou a etapa para a Feirense Beeceler. O corredor destacou uma “vitória importante” para si e para a equipa, recordando que os “últimos meses foram muito difíceis” devido a um acidente da irmã, atropelada no início do ano passado. “Estive quase para deixar de correr“, lembrou o ciclista, afirmando que a equipa foi fundamental no apoio. “Dedico a vitória a ela e aos homens que põem as suas vidas em risco para combater os incêndios em Portugal“, declarou Byron Munton, após uma etapa condicionada pelos fogos na Serra do Alvão.

“São sete anos de luta”

Com o triunfo, o corredor da Feirense Beeceler subiu ao segundo lugar da classificação geral. Aos microfones da Sintonia, o presidente do Feirense, Rodrigo Nunes, salientou que esta vitória era há muito ansiada. “São sete anos de luta, no ano passado estivemos perto, no ano passado tivemos uma semana com amarela, foi um sabor especial e extraordinário, depois foi amargo na parte final. Ganhar uma etapa nunca o tínhamos conseguido. Faltava uma vitória numa etapa, é extraordinário, foi uma tarde vivida com muita emoção e dedicamos esta vitória também a todos os bombeiros que combatem os fogos“, declarou.

Hoje, o pelotão parte de Lamego rumo a Viseu. Rodrigo Nunes alerta que ainda há muita competição pela frente, adversários “poderosos” e pede o apoio das gentes de Santa Maria da Feira. “É evidente que nada está ganho. Agora que pusemos a fasquia no topo, não vai ser fácil, porque os nossos adversários são poderosos, há uma equipa recheada de grandes corredores que vão tentar tudo para segurar a amarela. Aquilo que peço a todos os feirenses é que acreditem como eu, que venham apoiar e que nos ajudem a chegar a Lisboa com a camisola amarela“, concluiu.

Na quarta etapa da Volta a Portugal, Jesus Pena foi segundo e Artem Nych, terceiro, a nove segundos. O russo, vencedor da competição em 2024, é o novo líder da prova, com oito segundos de vantagem sobre Byron Munton.

Hoje, a quinta etapa liga Lamego a Viseu, numa extensão de 155,5km. A etapa arranca ao 12h50 e conta com três metas volantes e três prémios de montanha.

Leave a Response