Prestes a completar 135 anos, a Tuna Musical Mozelense é uma casa dinâmica e dedicada à cultura

Um sarau de verão, um almoço convívio, um concerto comemorativo e pela primeira vez um arraial de S. João são algumas das iniciativas que vão assinalar, este fim de semana, o 135º aniversário da Tuna Musical Mozelense. Apesar da longevidade, a coletividade respira saúde, com várias secções no ativo e um calendário repleto de atividades.
A Tuna Musical Mozelense celebra 135 anos de existência no próximo fim de semana com um programa recheado de atividades. “O aniversário significa uma longa vida e que esperamos que se mantenha pelo menos por mais um século. É uma data simbólica, são 135 anos, e a tuna fez um esforço para ter um programa apelativo e dirigido aos sócios, amigos e à comunidade em geral“, afirma Carlos Conceição aos microfones da Rádio Sintonia.
As comemorações arrancam este sábado, 21 de junho, com o Sarau de Verão protagonizado pela Escola de Música e Danças. Pelas 21h30, o talento ganha asas no auditório da Tuna Musical Mozelense, com demonstrações de dança, ginástica e música por alunos e professores da escola.
No domingo, o programa de comemorações prossegue com várias atividades. Arranca pelas 10h30, com uma missa solene na Igreja Matriz de Mozelos, seguida de uma romagem ao monumento dos sócios falecidos, um momento que contará com a participação do Grupo Coral e da Orquestra da Tuna Musical Mozelense. Depois, as festividades deslocam-se para a Tuna Musical Mozelense onde haverá um almoço convívio que promete juntar entre 150 e 200 pessoas, incluindo músicos, dirigentes, sócios e amigos da coletividade. Após a refeição, pelas 16h, a Orquestra e Grupo Coral da Tuna Musical Mozelense sobem ao palco do auditório para protagonizar o concerto comemorativo dos 135 anos de existência.
Pelas 17h30, terá lugar no exterior das instalações um arraial de S. João, uma iniciativa inédita na história da coletividade. O serão será animado pelo grupo 4 RitMar & Amigos.
Aos 135 anos, Tuna pede mais envolvimento da comunidade nas atividades que dinamiza
Na passagem de mais um aniversário, que se celebra oficialmente a 24 de junho, a Tuna Musical Mozelense está “de boa saúde“, classifica Carlos Conceição. O dirigente sublinha que a coletividade tem várias secções no ativo, desde a escola de música e danças até à orquestra e ao grupo coral. “Temos as nossas valências a trabalhar, temos estas atividades para celebrar o aniversário da tuna, que tem tido um desenvolvimento normal. Claro que há dificuldades e também momentos melhores“, admite Carlos Conceição, que destaca também a presença da coletividade na XVIII Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que se vai realizar no centro histórico da cidade entre 30 de julho e 10 de agosto.
Desafiado a sugerir uma prenda de aniversário para a Tuna Musical Mozelense, Carlos Conceição deseja que a coletividade mantenha a dinâmica que tem tido, seja através das suas secções, como dos espetáculos e eventos que acolhe no seu auditório. Outra ambição é que a comunidade se envolva mais nas atividades da associação. “Seria bom que as pessoas e os sócios pudessem participar mais nas nossas atividades, estivessem mais presentes para acompanhar o trabalho que fazemos“, afirma. O dirigente deixa o repto para que a população de Mozelos e não só acompanhe as celebrações, nos dias 21 e 22 de junho, mas também as atividades posteriores da associação.