Andante disponível na Linha do Vouga partir de 1 de maio

A partir do próximo mês, vai ser possível utilizar o sistema Andante na Linha do Vouga. Trata-se de uma antiga aspiração dos utilizadores desta linha e que entra em vigor a 1 de maio.
A medida foi anunciada pela Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), entidade que gere o sistema Andante, numa publicação no site Andante. A partir de 1 de maio, a integração da linha do Vouga no Andante “vai permitir viagens mais simples e económicas, reduzindo a dependência do transporte individual e assegurando o acesso a outros modos de transporte com o mesmo bilhete“, refere a TMP.
Nas estações CP inseridas na linha do Vouga não haverá máquinas de venda automática nem validadores pelo que a validação de títulos de transporte Andante, para quem entra nestas estações, é feita a bordo pelos revisores.
No comunicado, a TMP reconhece que a Linha do Vouga atravessa “municípios de grande relevância da AMP“, como Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Espinho, “importantes polos industriais, económicos e populacionais, que agora veem facilitado o seu acesso ao transporte público e a uma mobilidade ambientalmente mais sustentável”.
A utilização do Sistema Andante na Linha do Vouga é uma reivindicação antiga e também partilhada pelo Movimento Cívico Pela Linha do Vouga, que já se congratulou com a notícia. O movimento sublinha que a medida “permitirá aos passageiros chegarem a qualquer destino dentro desta rede de uma forma mais cómoda e barata, utilizando o passe mensal de 40 euros“.