
573 veículos fiscalizados, 110 condutores submetidos ao teste de alcoolemia, quatro detenções por condução sob influência de álcool e 330 infrações registadas. É o balanço da campanha “Viajar sem Pressa”, que decorreu entre 3 e 9 de dezembro.
“Alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas“, foi o objetivo desta ação. Ao todo, 573 viaturas foram fiscalizadas e 110 condutores foram sujeitos ao teste de alcoolemia nesta operação, onde foram apreendidos um veículo e seis documentos.
De acordo com o balanço da PSP, 8.688 veículos foram controlados por radar nas cidades de Aveiro, Espinho, Ovar, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira.
A PSP detetou 330 infrações, relacionadas com excesso de velocidade, falta de inspeção periódica obrigatória, falta de seguro de responsabilidade civil, utilização indevida de telemóvel durante a condução, falta de utilização de cinto de segurança, desrespeito ao sinal vermelho do semáforo, desrespeito à regra de prioridade, paragem e estacionamento em cima de passeio e em passagem para peões, entre outras.
No plano nacional, nove pessoas morreram e 41 sofreram ferimentos graves em 2.814 registados pela PSP e GNR durante a campanha “Viajar sem pressa”.