Igreja de Mosteirô acolhe concerto inédito com quatro prestigiados organistas
O concerto, inserido no Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira, junta os organistas portugueses João Santos, Paulo Bernardino, Ricardo Toste e Rui Soares. Está agendado para este domingo, 1 de dezembro, às 16h e tem entrada livre.
No dia 1 de dezembro o Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira vai inaugurar uma tradição: João Santos, Paulo Bernardino, Ricardo Toste e Rui Soares vão dar um concerto quádruplo e único na Igreja Paroquial de Mosteirô. Além do órgão Eisenbarth, inaugurado em maio de 2014, o concerto contará com mais três órgãos positivos. A entrada para o quinto momento do ciclo é gratuita.
A iniciativa promovida pelo município de Santa Maria da Feira já passou pela Igreja da Misericórdia, em Santa Maria da Feira, assim como pelas igrejas de Sanguedo, Santa Maria de Lamas e Nogueira da Regedoura. Após o concerto, em Mosteirô, o ciclo encerra a 8 de dezembro na Igreja Matriz de Santa Maria da Feira. Sob a orientação de Eugénio Amorim, organista, maestro e compositor português, o Quarteto Vocal Gaudium Vocis, composto pelas vozes de Fabiana Magalhães, Brígida Silva, José Machado e Rui soares, vão interpretar polifonia antiga com versos improvisados no órgão, música portuguesa com arranjos de Eugénio Amorim e a famosa “Noite Feliz” de Frans Gruber, também com arranjos do mestre português.
O Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira nasceu com os objetivos de valorizar o património histórico-cultural, religioso e organístico existente no concelho, divulgar o repertório do instrumento e descentralizar a cultura.