Autarquia espera lançar a concurso obra da EB Feira Centro até ao final do ano
A autarquia vai construir nas antigas instalações da EB 2,3 Fernando Pessoa a nova EB Feira Centro, uma escola que irá dispor de 16 salas de 1º ciclo do Ensino Básico e quatro salas de pré-escolar, entre outras valências como refeitório, biblioteca ou uma sala do futuro. O investimento está estimado em 13 milhões de euros e a empreitada prevê também a reabilitação do pavilhão gimnodesportivo, bem como da zona envolvente. O município estima lançar o concurso público para a obra até ao final do ano e tê-la no terreno no final de 2025. Terá uma duração de 18 meses.
Foi a novidade avançada pela autarquia no arranque dos Roteiros de Proximidade dedicados à Educação esta quarta-feira. Numa visita ao Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, o presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, anunciou que o projeto da empreitada está praticamente concluído e que a obra deverá ser lançada até ao final de 2024. Aos microfones da Sintonia, o autarca realçou algumas das intervenções previstas na escola, num investimento que ronda os 13 milhões de euros.
Questionado sobre o financiamento para a empreitada, Amadeu Albergaria afirmou que a Câmara irá aproveitar fundos comunitários destinados à Educação, se bem que uma fatia terá de vir também do Orçamento Municipal.
Além da reabilitação do edificado, a obra prevê também requalificações da zona envolvente, como a construção de uma rotunda no entroncamento entre a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro e a Rua Ferreira de Castro.
Após um primeiro roteiro dedicado às freguesias, a iniciativa foca-se agora na Educação. Um dos objetivos, afirma Amadeu Albergaria, é estreitar laços com os agentes educativos e também conhecer os problemas que assolam os diferentes agrupamentos para uma resposta mais célere.