A equipa feminina do Académico da Feira sagrou-se vice-campeã nacional, após perder por 2-0 perante o Benfica no segundo jogo da final do Campeonato Nacional Feminino. É um momento que fica para a história do emblema feirense, a celebrar 52 anos de existência.
O duelo realizou-se no passado sábado à tarde, no pavilhão da Luz, em Lisboa, consagrando as águias como campeãs nacionais, já que tinham vencido o primeiro jogo por 3-0 em Santa Maria da Feira.
O Académico da Feira teve uma boa entrada no jogo e, até aos 20 minutos, jogou olhos nos olhos com o Benfica. No entanto, Catalina Flores, aos seis minutos, deu a vantagem aos locais por 1-0, resultado que se manteve até ao intervalo. Na segunda parte, as academistas evidenciaram maior desgaste, permitindo um maior domínio benfiquista com Raquel Santos a marcar o 2-0 a meio da etapa complementar. As academistas deram sempre boa réplica e lutaram até à exaustão.
Para a história do Académico da Feira ficam consecutivamente dois terceiros lugares e agora um segundo lugar no Campeonato Nacional Feminino. Bruno Henriques e Joaquim Sequeira ajuizaram a partida.
O Benfica alinhou com Maria Vieira, Marlene Sousa, Sofia Moncovio, Catalina Flores (1 golo) e Elena Tamiozzo. Jogaram ainda Maria Sofia Silva, Inês Severino, Raquel Santos (1 golo), Beatriz Figueiredo e Alice Vicente. Treinador: Paulo Almeida.
O Académico da Feira alinhou no cinco inicial com Daniela Pereira, Brenda Lucero, Joana Teixeira, Daniela Silva e Sofia Reyes. Jogaram ainda Mafalda Silva, Margarida Teixeira, Helena Carreira e Inês Freitas. Treinador: Alexandre Saraiva.
Texto: Luís Higino