Dois homens detidos em flagrante por caça junto a instalações industriais em Santa Maria da Feira
A GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Santa Maria da Feira, deteve esta quarta-feira, em flagrante, dois homens de 49 e de 54 anos, por caça em terrenos não cinegéticos, no concelho de Santa Maria da Feira.
“No decorrer de uma ação de fiscalização para prevenção, detenção e repressão de situações ilícitas no exercício do ato venatório, os militares da Guarda detetaram dois indivíduos que se encontravam a caçar em terreno não cinegético, nomeadamente próximo de instalações industriais, dentro de uma faixa de proteção de 500 metros“, refere a GNR em nota de imprensa.
Os militares apreenderam duas espingardas de caça e 59 munições. Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.
A GNR relembra ainda, na nota de imprensa, “que entre outros locais, constituem áreas de proteção: Praias de banho, terrenos adjacentes a estabelecimentos de ensino, hospitalares, prisionais ou tutelares de menores, científicos, lares de idosos, instalações militares ou de forças de segurança, estabelecimentos de proteção à infância, estações radioelétricas, faróis, portos marítimos e fluviais e aeroportos“.
Também é proibido exercer a atividade de caça em instalações turísticas, parques de campismo e desportivos, instalações industriais e de criação animal, em estradas nacionais, itinerários principais, itinerários complementares, autoestradas, estradas regionais das Regiões Autónomas e linhas de caminho de ferro numa faixa de proteção de 100 metros.