939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Novembro 23, 2024
AtualidadeDestaquesEntrevistasNotíciasRegistosSociedade

Bombeiros de Arrifana esperam servir mil francesinhas em dois dias de festival

13visualizações
Manuel Freitas e Ricardo Castro nos estúdios da Sintonia

O evento, que pretende angariar fundos para a renovação dos balneários masculinos e femininos, decorre esta sexta-feira e sábado, depois das 19h, no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Arrifana. Além da francesinha, a iguaria principal do festival que cumpre a 6ª edição, há prego no prato, cachorro vegan e ainda um menu infantil.

O Festival da Francesinha, promovido pelos Bombeiros Voluntários de Arrifana, foi o ponto de partida da entrevista nos estúdios da Sintonia com Manuel Freitas, bombeiro e um dos responsáveis pelo festival, e Ricardo Castro, segundo comandante da corporação.

A iniciativa, que cumpre em 2022 a sexta edição, começou por ser dinamizada pela direção. Este ano, o corpo de bombeiros quis assumir as rédeas da organização, afirma Manuel Freitas.

Para o 2º comandante, Ricardo Castro, a iniciativa é também “uma forma de motivar” o corpo ativo e fomentar “o espírito de camaradagem e entreajuda“. O evento pretende angariar verbas para a renovação dos balneários do quartel e Ricardo Castro lembra o Festival das Coletividades de Arrifana, em junho, onde a corporação conseguiu arrecadar fundos para comprar dois DAE’S (Desfibrilhadores Automáticos Externos), equipamentos “que podem fazer toda a diferença” no dia a dia dos bombeiros.

Ricardo Castro salienta que, após dois anos de pandemia que implicaram o interregno de várias iniciativas, este tipo de eventos é crucial para estreitar laços com a população.

Atendendo a eventos anteriores, como as Invasões Francesas, o Festival das Coletividades e, mais recentemente, o Arrifest, Manuel Freitas tem a expectativa de uma forte adesão da população ao Festival da Francesinha.

O cardápio do festival vai além da iguaria principal. Haverá prego no prato, cachorro vegan e um menu infantil.

As verbas vão reverter a favor da remodelação dos balneários masculinos e femininos, esclarece Ricardo Castro. O quartel, com 20 anos de existência, possui equipamentos que precisam de ser substituídos. Uma das prioridades são os armários dos balneários, pequenos para albergar todo o equipamento. O 2º comandante salienta a importância de proporcionar aos bombeiros conforto no desempenho da sua missão.

Manuel Freitas espera servir, em dois dias, mais de mil francesinhas em Arrifana.

Ricardo Castro deixa o apelo à população para que se inscreva na escola de bombeiros. “Visitem-nos e venham conhecer a nossa realidade“, convida o segundo comandante, destacando que ser bombeiro é “uma escola para a vida”.

Na entrevista nos estúdios da Sintonia foram abordados vários assuntos, nomeadamente a atividade operacional recente dos bombeiros, os sonhos e projetos para o futuro, mas também as dificuldades sentidas pela população numa altura em que a inflação e os custos aumentam de forma desproporcional aos apoios. Pode ouvir na íntegra aqui.

Entrevista BV Arrifana – 06/10/2022

Leave a Response