‘Corga da Moura’ proporciona três dias de “gastronomia, música e animação” na União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande
É a primeira vez que o evento se realiza na União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, com o objetivo de “revitalizar o movimento associativo” e mostrar as potencialidades deste território localizado no nordeste do concelho. ‘Corga da Moura’ é o nome da iniciativa promovida pela União de Freguesias e que promete, entre 3 e 5 de junho, proporcionar momentos de convívio e de reencontro à população, bem como proporcionar várias atividades culturais, gastronómicas, desportivas, lúdicas e de lazer.
A Rádio Sintonia esteve à conversa com David Neves, presidente da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, Samuel Silva, do Grupo de Jovens de Guisande, Cristiano Silva, maestro da Academia Nacional de Jovens, e Daniela Magalhães, do Rancho Folclórico de São Tiago de Lobão, a propósito desta iniciativa.
25 coletividades marcam presença no evento ‘Corga da Moura’
O evento realiza-se junto ao pavilhão da Escola da Corga e conta com o envolvimento de 25 associações e grupos locais, que prontamente responderam à chamada, como explica o presidente da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, David Neves.
Iniciativa quer também “revitalizar o movimento associativo” e mostrar que a União de Freguesias está presente e ao lado das suas forças vivas, salienta o autarca.
Samuel Silva, do Grupo de Jovens de Guisande, apresenta a coletividade que nasceu em dezembro do ano passado.
Cristiano Silva, maestro da Academia Nacional de Jovens, em Gião, fala da atividade desenvolvida no âmbito do ensino artístico nos últimos três anos.
Daniela Magalhães dá a conhecer o Rancho Folclórico de São Tiago de Lobão.
David Neves destaca o envolvimento das associações presentes e aponta que o evento ‘Corga da Moura’ quer também mostrar as potencialidades de Lobão, Gião, Louredo e Guisande. “Somos do nordeste, dizem que nada acontece lá e nós queremos que aconteçam bons espetáculos, espetáculos para toda a população e queremos dar nome ao nosso território“, afirma o autarca, realçando que a qualidade das associações e o património natural deste território merecem ser conhecidos e são motivo de “orgulho“.
Além de muitas atividades de cariz desportivo, cultural, lúdico e de lazer, haverão também tasquinhas de comes e bebes no recinto.
“Se trabalharmos em conjunto somos mais fortes“, sublinha David Neves.
Daniela Magalhães dá a conhecer o cartaz de sexta-feira…
Cristiano Silva desvenda a programação de sábado…
E Samuel Silva explica o que o público pode esperar no domingo…
A vertente desportiva está bem presente no evento, realça David Neves…
O Grupo de Jovens de Guisande terá iguarias de comer e chorar por mais…
A Academia Nacional de Jovens promete “alimento cultural” na tarde de domingo.
O Rancho Folclórico de Santiago de Lobão, além de subir a palco, marca também presença na vertente gastronómica.
E o que esperar do Grupo de Jovens de Guisande, da Academia de Música de Jovens e do Rancho Folclórico Santiago de Lobão no futuro? As coletividades levantam o véu…
Ainda sobre a festa ‘Corga da Moura’, o Sr. Saudável marca presença…
Passeio Sénior de regresso no dia 30 de junho
David Neves desvenda a próxima atividade a cargo da União de Freguesias: O Passeio Sénior regressa a 30 de junho para uma viagem que ruma a Coimbra.
David Neves elenca estratégias da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande para promover o território.
E na reta final, agradecimentos…
A entrevista com David Neves, presidente da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, Samuel Silva, do Grupo de Jovens de Guisande, Cristiano Silva, maestro da Academia Nacional de Jovens, e Daniela Magalhães, do Rancho Folclórico Santiago de Lobão, está disponível na íntegra aqui.