Padre Nuno Ventura Martins apresenta livro ‘As sete últimas palavras de Jesus na Cruz’ no dia 2 de abril
A obra “As sete últimas palavras de Jesus na Cruz”, da autoria do padre Nuno Ventura Martins, missionário Passionista, é apresentada no próximo dia 2 de abril. Este evento, organizado pela Paulinas Editora e pelos Missionários Passionistas, irá realizar-se, pelas 21h30, na igreja do Seminário Passionista de Santa Maria da Feira.
A obra será apresentada por Dom João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Esta sessão de lançamento também contará com o contributo do padre Avelino Silva, com uma intervenção sobre “O Carisma dos Missionários Passionistas”, e a participação do ensemble seven words+.
Nesta obra, o padre Nuno Ventura convida-nos a aproximarmo-nos, em atitude reflexiva e orante, das sete últimas palavras que Cristo proferiu desde o púlpito da cruz. No dizer do autor, «as palavras de Jesus tentam-nos, põe-nos em crise. Por isto mesmo, são palavras que nos ressuscitam. Se isto se pode dizer de uma forma geral de todas as palavras de Jesus, aplica-se de uma forma especial às sete últimas palavras de Jesus na cruz. Urge então aproximarmo-nos da experiência da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus que as sete palavras pronunciadas pela Palavra (re)criadora nos dirige neste momento decisivo que se chama o hoje da nossa vida.»
Em pleno tempo quaresmal e às portas da Semana Santa, esta obra poderá ser um precioso contributo para nos aproximarmos do Mistério central da fé cristã, ou seja, o Mistério Pascal. Neste sentido, afirma Dom João Lavrador, no texto de apresentação da obra, «convido não só à leitura, mas sobretudo à meditação e a seguir os passos metodológicos apresentados para uma frutuosa vivência da paixão de Jesus de Nazaré na Cruz.»
O padre Nuno Ventura Martins, religioso da Congregação dos Missionários Passionistas, nasceu a 21 de dezembro de 1985, em Santa Maria da Feira, onde atualmente reside. Após a conclusão do Mestrado Integrado em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa – Braga, foi enviado, pelos seus superiores, para Roma, onde prosseguiu os seus estudos, na área da Teologia Dogmática, na Pontifícia Universidade Gregoriana. A sua maior realização pastoral encontra-a no anúncio da Palavra de Cruz através do ministério da pregação, da orientação de retiros e da formação teológica e espiritual.