Viagem Medieval celebra 30 anos com regresso ao Condado Portucalense

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria prepara-se para assinalar 30 anos de história com uma edição especial que marca o regresso ao Condado Portucalense, período que, em 2010, deu início à primeira contagem sequencial do tempo do evento, dedicada à recriação de todos os reis e reinados da Idade Média. Dezasseis anos depois, este tema volta a inspirar a recriação histórica de Santa Maria da Feira, agora com uma nova abordagem, novos protagonistas e conteúdos renovados.
O evento decorre entre 29 de julho e 9 de agosto, mantendo-se o tradicional espetáculo de abertura na noite de 28 de julho, com entrada livre.
Três décadas de história
Criada em 1996 e inicialmente circunscrita à Praça de Armas do Castelo de Santa Maria da Feira, a Viagem Medieval conheceu apenas dois anos de interregno — em 1998 e em 2021 — motivo pelo qual celebra, em 2026, 30 anos de existência e 29 edições.
A efeméride será assinalada com novas ações de envolvimento das comunidades locais e reforço dos conteúdos de recriação e animação. A organização pretende, assim, renovar o compromisso com a qualificação e diferenciação das experiências, dedicando especial atenção ao conforto e à segurança dos visitantes.
O tema que marcou uma viragem
Foi precisamente na 14.ª edição, em 2010, que o evento apresentou pela primeira vez uma imagem promocional de forte impacto, centrada nas figuras de D. Teresa e D. Afonso Henriques, num registo semelhante ao de um cartaz de cinema. Este momento marcou uma viragem na comunicação da iniciativa e o início de uma longa viagem cronológica desde a criação do Condado Portucalense até ao reinado de D. Afonso V.
Agora, a base territorial e política que esteve na origem do reino de Portugal volta a assumir protagonismo. Considerado o berço da nacionalidade, o Condado Portucalense ficou marcado pela afirmação de autonomia face ao Reino de Leão, liderada por D. Afonso Henriques e culminando na histórica Batalha de São Mamede.
Uma edição preparada ao detalhe
Desde setembro de 2025, uma equipa multidisciplinar trabalha na definição da estratégia de conteúdos, logística, segurança e acessibilidades para esta edição comemorativa, que celebra três décadas de crescimento e consolidação de um evento reconhecido como marca nacional e internacional, além de referência no circuito europeu de recriações medievais.
Com características únicas em Portugal — quer pela dimensão espacial e temporal, quer pelo forte envolvimento das associações locais, voluntariado, comércio e serviços — a Viagem Medieval afirma-se como o evento mais estruturante e com maiores impactos sociais, culturais, turísticos e económicos para o território de Santa Maria da Feira e para a região.
Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pela empresa municipal Feira Viva e pela Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a 29.ª edição da Viagem Medieval terá lugar no centro histórico da cidade.
As pulseiras de acesso ao evento já se encontram disponíveis online em https://viagemmedieval.bol.pt/.









