Distrito de Aveiro sob aviso vermelho devido a vento forte com rajadas até 140 km/h

O distrito de Aveiro vai estar sob aviso vermelho, o mais grave emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na madrugada desta quarta-feira, devido à previsão de vento muito forte, com rajadas que podem atingir os 140 km/h.
De acordo com o IPMA, Portugal continental continua sob a influência da depressão Joseph, que tem provocado sucessivos agravamentos do estado do tempo. Depois de um curto período de melhoria durante o dia, é esperado um novo agravamento significativo durante a próxima noite, afetando em particular os distritos de Aveiro, Porto e Coimbra.
Uma depressão secundária, associada à depressão Joseph, vai formar-se a oeste do continente e estará centrada, pelas 00:00 de quarta-feira, a oeste do Porto. Esta situação meteorológica vai provocar vento forte, chuva intensa, queda de neve e forte agitação marítima.
O aviso vermelho para o distrito de Aveiro estará em vigor entre as 03:00 e as 06:00 desta quarta-feira, período em que se prevê o pico de intensidade do vento. Os restantes distritos do continente estarão sob aviso laranja, com rajadas até 100 km/h, podendo chegar aos 120 km/h nas terras altas.
Além do vento, Aveiro está também abrangido por aviso vermelho devido à agitação marítima, entre as 03:00 e as 21:00 de quarta-feira, com previsão de ondas de oeste/noroeste entre 7 e 8 metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.
O IPMA alerta ainda para chuva por vezes forte em todo o continente e para a queda de neve acima dos 800 metros, embora neste caso Aveiro esteja apenas sob aviso amarelo.
É recomendado à população que acompanhe as atualizações meteorológicas e adote comportamentos de autoproteção, especialmente nas zonas costeiras e durante o período em que vigora o aviso vermelho.








